Acesso à internet pela televisão cresce no Piauí, mas estado ainda tem uma das menores taxas do país - Geral
DADOS DO IBGE

Acesso à internet pela televisão cresce no Piauí, mas estado ainda tem uma das menores taxas do país

Uso da TV para navegação aumentou quase nove vezes desde 2016, mas Piauí segue atrás da média nacional, revela IBGE


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O acesso à internet pela televisão cresceu de forma expressiva no Piauí nos últimos anos. Em 2024, 39,4% das pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a TV como meio para acessar a rede mundial de computadores, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE. Em 2016, esse percentual era de apenas 4,4%. O aumento foi de 35 pontos percentuais em oito anos.

Apesar do avanço, o estado ainda apresenta um dos menores índices de acesso à internet via TV do Brasil: a quarta menor proporção entre todas as unidades da federação. Os estados com as maiores taxas foram Santa Catarina (72,5%), Rio Grande do Sul (68,5%) e Mato Grosso do Sul (61,8%). Já os menores percentuais, além do Piauí, foram registrados no Amazonas (35,1%), Acre (36,3%) e Roraima (37,8%).

  

Acesso à internet pela televisão cresce no Piauí, mas estado ainda tem uma das menores taxas do país
Foto ilustrativa

   

No Brasil, o crescimento do uso da televisão como meio de acesso à internet também foi expressivo. A proporção passou de 11,3% em 2016 para 53,5% em 2024, um aumento de 42,2 pontos percentuais.

Celular domina como principal meio de acesso

No Piauí, o telefone móvel celular continua sendo, de longe, o principal dispositivo utilizado para acessar a internet. Em 2024, 99,2% dos piauienses com acesso à rede usavam o celular para se conectar, um crescimento de 4,5 pontos percentuais em relação a 2016 (94,7%).

Redução no uso de computadores e tablets

Enquanto o acesso pela televisão cresceu, outras formas de conexão perderam espaço no estado. O uso de microcomputadores para acessar a internet caiu de 50,5% em 2016 para 20,1% em 2024, uma queda significativa. Já o uso de tablets também diminuiu no período, passando de 10,2% para 4,1%.

No cenário nacional, o padrão é semelhante: o celular é o meio mais utilizado para se conectar à internet, presente em 98,8% dos lares com acesso. Ainda assim, o microcomputador (33,4%) e o tablet (8,3%) continuam sendo utilizados, embora em proporções menores.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu apresentador preferido dos programas diários da TV Antena 10?

ver resultado