📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Um avião da Azul Linhas Aérea fez um pouso de emergência, nessa quarta-feira (19), na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O motivo seria o baixo nível de combustível.
As informações iniciais são de que o voo AD4781 saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo, e tinha como destino São Luís, no Maranhão. Diante do mau tempo, com ventos superiores a a 35 km/h, além de trovoadas, a aeronave A320 não conseguiu pousar no estado vizinho.
Reprodução
Ao tentar aterrissar na capital Teresina, no Piauí, as condições climáticas não contribuíram com ação, e, portanto, o avião seguiu em direção ao município de Parnaíba, onde conseguiu desembarcar.
O piloto fez um comunicado ao controle aéreo, que seria a seguinte mensagem: “4871 informa mayday fuel”. Trata-se de um sinal de emergência por baixo combustível.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou que essa situação ocorre quando há menos de 30 minutos de combustível disponível.
Após aterrissare, às 17h49, de forma segura, o avião foi reabastecido e o voo decolou para São Luís.
A companhia informou que o desvio foi uma medida para garantir a segurança do voo e destacou que prestou a assistência necessária aos passageiros, seguindo a Resolução 400 da Anac.
Nota da Azul
“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), alternou para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar, pelo mesmo motivo. A aeronave precisou desviar novamente, para Parnaíba (PI), aterrissando em total segurança e seguindo todos os protocolos. Em seguida, o voo prosseguiu para a capital maranhense, onde Clientes e Tripulação desembarcaram.
Os Clientes impactados receberam toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia."
Fonte: Portal A10+ com informações do Metrópoles