A cheia do Rio Marataoan, em Barras, já deixa cerca de 10 famílias, localizadas em Formosa, zona rural do município, ilhadas nesta terça-feira (21). O estado de calamidade em que vive o município foi decretado após o rio chegar aos 4 metros, ficando a 6cm da cota de inundação. Ao A10+ o técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Rego, afirma que as famílias ainda não querem deixar as residências e que uma escola está pronta para recebê-las em caso de inundação.
divulgação / Prefeitura de Barras
"Temos atualmente 10 famílias que estão ilhadas, elas não estão alagadas pois a água não entrou na casa delas. Essas famílias não querem sair agora porque a água não entrou na casa delas. Mas nós temos uma escola na comunidade para receber essas famílias", afirma Lúcio Flávio Rego.
O técnico explicou ainda que na zona urbana a água não adentrou as residências, mas que está próxima delas. Na quarta-feira (22) será realizada uma reunião junto ao Comitê de Crise para adotar medidas na cidade. O município também mantém contato com o Estado para informações sobre uma possível inundação em Barras.
De acordo com o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), os rios Longá e Marataoan, localizados nas cidades de Esperantina e Barras, estão na cota de “Alerta” de risco de inundação. A cota de inundação do Marataoan é de 4,2 metros.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Fonte: Portal A10+