Cidades piauienses encerram lixões e iniciam a destinação ambientalmente correta dos resíduos - Geral
PROJETO ZERO LIXÕES

Cidades piauienses encerram lixões e iniciam a destinação ambientalmente correta dos resíduos

Segundo o Ministério Público, ao todo cinco cidades deixaram de depositar os resíduos em lixões a céu aberto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os municípios de Bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Murici dos Portelas iniciaram a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos à Central de Tratamento de Resíduos de Buriti dos Lopes nesta terça-feira (28). Com isso, cinco cidades (Bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes e Caxingó) deixam de depositar os resíduos em lixões a céu aberto. 

O encerramento dos lixões é resultado do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí Mais Limpo”, do Ministério Público do Piauí (MPPI). O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), coordenado pela promotora de Justiça Áurea Madruga. A Promotoria de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes aderiu à iniciativa em 2022. A partir daí, a promotora de Justiça Francineide Sousa, então titular da PJ de Buriti dos Lopes, iniciou o diálogo com os prefeitos de Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas para que as cidades cumprissem a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

  

Cidades piauienses encerram lixões e iniciam a destinação ambientalmente correta dos resíduos
Divulgação

  

“Este é um momento importante e emblemático para os municípios dessa comarca. O que está sendo feito aqui fará a diferença na atual e nas futuras gerações. Parabenizo os gestores por cumprirem a Política Nacional de Resíduos”, disse a promotora Francineide Sousa.

Os municípios de Buriti dos Lopes e Caxingó iniciaram a destinação correta dos resíduos sólidos no ano passado. Agora, em 2024, as demais cidades da comarca passam a encaminhar os resíduos à Central de Tratamento, instalada em Buriti dos Lopes.

“O compromisso que nós firmamos aqui vai trazer muitos benefícios para os cidadãos dos nossos municípios. Hoje, além de atuar para preservar o meio ambiente, nós estamos cumprindo a lei. Por isso, essa cerimônia tem uma importância muito grande”, disse o prefeito de Caraúbas, João Coelho.

A Central de Tratamento em Buriti dos Lopes fica à margem da BR-343, na saída para Parnaíba. O espaço é composto por centro administrativo, cinturão verde, posto de lavagem, unidade de tratamento de resíduos perigosos e aterro sanitário. Esse último tem uma capacidade instalada para receber 500 toneladas de resíduos por dia e vida útil de 25 anos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DO STF DESCRIMINALIZAR O PORTE DE MACONHA PARA USO PESSOAL

ver resultado