Delegada fala sobre violência de gênero e destaca atuação na proteção de mulheres no Piauí - Geral
ENTREVISTA

Delegada fala sobre violência de gênero e destaca atuação na proteção de mulheres no Piauí

Eugênia Villa ressaltou o Piauí como pioneiro a alertar para o feminicídio


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a delegada da Polícia Civil, Eugênia Villa, tratou sobre violência de gênero e feminicídio durante o Bancada Piauí, da TV Antena 10. A delegada destacou os dados da Violência de Gênero, no Piauí, que aumentaram 80% no ano passado. 

“A violência de gênero abarca toda e qualquer violência contra nós mulheres, o assédio sexual, no trabalho, violência obstétrica, e política. Esse aumento faz imaginar que nós mulheres estamos bem informadas e buscando os canais oficiais para denunciarmos essas violências. A rubrica de mudar violência doméstica para violência de gênero é uma mudança politica”, enfatizou.

  

Delegada Eugênia Villa
Renayra de Sá / A10+

   

Villa chama a atenção para o cenário de violência no estado, no sentido de que as mulheres precisam compreender os abusos que também podem ser psicológicos. “O Piauí não se difere do brasil em geral. A violência que mais visualizamos, infelizmente, ainda é a física, a lesão corporal. Desde quando me entendo como delegada, a gente percebe que as mulheres só se sentem violentadas, quando há uma violência física, não se atentam à violência psicológica. Há uma percepção da violência só quando atinge o físico, mas por exemplo, quando dá o murro na parede, que causa temor e medo, quando deprecia essa mulher, quando o homem visa barrar a sua fala, é uma violência horrível. Nós precisamos nos dar conta de um cenário de violência, antes de chegar a uma violência física ou feminicídio”, afirmou.

A delegada ressaltou o Piauí como pioneiro a alertar para o feminicídio, que é quando a mulher é assassinada por ser mulher. “Não acreditamos que aquele homem que dispõe da nossa intimidade vai ceifar a nossa, esse é o problema. O feminicídio guarda uma relação de confiança”, pontuou.

  

Shelda Magalhães entrevista delegada Eugënia Villa
Renayra de Sá / A10+

   

Ela descreveu ainda a responsabilidade de atuar em uma posição de poder e principalmente no combate à violência. “É muita responsabilidade. Nessa minha posição eu não posso relaxar na proteção das mulheres, e não deixar nenhuma para trás. Quando estamos num lugar de fala, esse lugar não pode ser negligenciado, se estou nesse lugar, preciso potencializar mulheres e empodera-las. É isso que faço na minha vida pessoal e profissional”, finalizou.

Delegada Eugênia Villa recebe Diploma Bertha Lutz no Senado Federal

A delegada da Polícia Civil Eugênia Villa foi homenageada na manhã desta quarta-feira (6) com o Diploma Bertha Lutz, em sessão solene realizada no plenário do Senado Federal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O prêmio foi criado em 2001 para homenagear personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher e em questões de gênero no Brasil. Eugênia foi a primeira delegada do país e a primeira piauiense a receber o prêmio.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado