📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, destacaram-se na 10ª edição da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), realizada no final do mês de junho em São Lourenço da Mata (PE). Formada pelos alunos da 3ª série do ensino médio Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara, a equipe garantiu o credenciamento na categoria “Engenharias e Robótica” com o projeto “Mindz: o Criador de Mapas Mentais com Inteligência Artificial”.

A partir da apresentação técnica, os estudantes conquistaram a vaga para representar o Piauí na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá em outubro em Novo Hamburgo (RS), com perspectivas de novas versões da ferramenta e integração com Robótica.
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) custeou as despesas dos estudantes que participaram da exposição em Pernambuco, consolidando um ambiente escolar que valoriza a investigação e a criatividade.
Inteligência Artificial como diferencial pedagógico
A partir do ensino de Inteligência Artificial nas escolas de tempo integral, presente como disciplina na Rede Estadual do Piauí desde 2024, os estudantes potencializaram seus projetos para o desenvolvimento de soluções criativas voltadas ao cotidiano escolar.
O Mindz surgiu nesse contexto, aliado ao modelo de tempo integral, que amplia a jornada escolar e proporciona mais espaços para oficinas, laboratórios e formação técnica. A ferramenta, desenvolvida com apoio dos professores Rosiana Ibiapina e Nelson Lopes Ribeiro, ajuda estudantes e docentes a criarem mapas mentais com IA, organizando ideias e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
“Com as várias pesquisas que fizemos, chegamos à conclusão de que a IA pode auxiliar trazendo inúmeras vantagens dentro do ambiente escolar. O Mindz, criado por nós, é um exemplo disso: é uma ferramenta que ajuda os professores no planejamento das aulas e os alunos a aprenderem de forma mais prática, organizada e eficiente”, destacou o estudante Davi Andrade.
Trocas, aprendizados e novos horizontes
Durante a Expoceti, a equipe teve contato com diferentes experiências e feedbacks que ampliaram a visão sobre o próprio projeto e sobre os caminhos da Ciência e da Tecnologia. “Com os feedbacks da Feira, pensamos em aprimorar o Mindz com a criação de um sistema back-end para cada usuário e limitar excessos na geração de conteúdos. Queremos ir além da aplicação web e aprofundar a proposta no contexto da Ciência e Tecnologia”, revelou o estudante Hernandes Neves.
Além da apresentação técnica, a vivência na feira foi considerada uma experiência marcante pelos jovens. “O saldo foi gratificante. Ganhamos novos conhecimentos em Ciência e Tecnologia e experiências que vamos levar para a vida. Essa participação mostra que a escola pública pode, sim, estar no centro da inovação”, afirmou o estudante Glauber Alexandre Alcântara.
Sementes da Educação que transforma
O sucesso dos estudantes do Ceti Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, é reflexo direto da política de universalização do ensino em tempo integral, modelo que tem preparado os jovens para os desafios do presente e do futuro. “Essa conquista mostra o quanto a Educação Pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia”, reforça o secretário da Seduc, Washington Bandeira.
Fonte: Portal A10+