Fábio Abreu comenta sobre projetos do governo na agricultura familiar, combate à pestes e outros - Geral
ENTREVISTA

Fábio Abreu comenta sobre projetos do governo na agricultura familiar, combate à pestes e outros

Secretário da Sada esteve nesta terça-feira (12), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, esteve nesta terça-feira (12), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, e falou sobre os projetos que estão sendo implementados pelo Governo do Estado no Piauí. Abreu comentou sobre o programa Piauí +Genética, o combate aos besouros que ameaçam plantações de caju e também sobre agricultura familiar em geral. 

O Piauí +Genética prevê ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores. Segundo o secretário, estão sendo realizadas as doações e rodízios dos animais para diversas famílias produtoras.

  

Fábio Abreu, secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, em entrevista ao Bancada Piauí
Anna Paula Couto/ A10+
   

“A família passa oito meses com aquele reprodutor puro, reproduzindo com os animais que ele já tem lá no seu plantel. A partir daí ele vai pra outra propriedade, então vai ser feito um rodízio. E dos bovinos aí sim nós vamos entrar com praticamente 100% da inseminação e por que isso? Porque nós vamos estar ofertando ao pequeno produtor aquilo que é de melhor do Brasil e o Brasil é uma referência do mundo, então nós vamos estar fornecendo ao pequeno produtor o sêmen de qualidade”, explicou ao Bancada Piauí.

O secretário ainda conversou sobre o combate à febre aftosa e à peste suína no Piauí. Segundo ele, o Piauí precisa entrar na lista dos estados que estão livres da febre aftosa sem a vacinação para que continue comercializando com os estados vizinhos.

“Nós temos uma preocupação muito grande com a questão principalmente da afitosa porque o Piauí hoje se encontra na classificação pelo Ministério da Agricultura como um estado livre da afitosa, mas com a vacinação. Nós precisamos chegar ao patamar de livre sem a vacinação. Por quê? Porque estados como Maranhão, Bahia vão sair dessa classificação e saindo dessa classificação o Piauí fica impedido de comercializar com esses estados. Então nós estamos nesse trabalho pra sairmos todos juntos”, disse.

Em outubro desse anos besouros ameaçaram as plantações de caju no Piauí. Sobre isso o secretário explicou que o governo está distribuindo armadilhas para remediar a situação por enquanto, mas que estudos estão sendo desenvolvidos para sanar de vez a questão.

  

Infestação de besouros ameaçou as plantações de caju no Piauí
Reprodução
   

“Algumas ações estão sendo tomadas pela nossa secretaria como por exemplo instalação de armadilhas. Então nós estamos incentivando e vamos proporcionar para esses agricultores, esses produtores, essas armadilhas que fazem a captura. É óbvio que dentro desse aspecto de buscarmos a solução mais definitiva estamos em parceria e aguardando uma resposta do Ministério da Agricultura pra de fato dizer qual é o defensivo que possa ser utilizado. Mas nesse momento de forma bastante eficiente a gente está orientando aos nossos produtores que eles possam adquirir essas armadilhas”, informou ao Bancada Piauí.

Fábio Abreu ainda falou sobre as políticas públicas voltadas aos agricultores familiares. Uma delas, segundo ele, é a concessão de subsídio no consumo de energia elétrica para essas pessoas.

“Haverá muito investimento no estado do Piauí focado nesse tema da agricultura familiar, mas algumas etapas são importantíssimas e uma delas é sobre o subsídio de energia. Esses subsídios são fundamentais para aqueles irrigantes ou aquicultores que utilizam da irrigação pra aumentar a sua produção”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado