Governador declara estado de emergência zoossanitária para prevenção contra a gripe aviária no Piauí - Geral
MEDIDAS

Governador declara estado de emergência zoossanitária para prevenção contra a gripe aviária no Piauí

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, dessa segunda-feira (26)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles declarou por mais 180 dias o Estado de Emergência Zoossanitária em todo território piauiense para ações de prevenção contra a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade– IAAP em aves silvestres. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, dessa segunda-feira (26). As determinações do documento anterior encerraram em 04 de maio.

No decreto, o governador considera a Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária que também estabeleceu situação de emergência em razão da detecção da infecção pelo vírus no país. Em um dos casos, o chefe do executivo estadual destaca a confirmação da infecção em estabelecimento avícola comercial situado no município de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul.

  

Rafael Fonteles declara estado de emergência zoossanitária para prevenção contra a gripe aviária no Piauí
Agência Brasil

   

Diante disso, Rafael Fonteles determinou a necessidade de as ações de vigilância para  prevenir a introdução e/ou disseminação do vírus nos plantéis avícolas comerciais e de subsistência no Piauí.

"Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações necessárias para prevenção da ocorrência da IAAP e mitigação de eventuais efeitos decorrentes. As medidas de monitoramento e as ações preventivas, em função do ingresso da IAAP em aves silvestres marinhas e do risco de sua disseminação em criações de subsistência e na avicultura industrial no Estado do Piauí, observarão as normas e os protocolos sanitários estabelecidos em legislação vigente", afirmou.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI será responsável por editar as normas complementares para cumprimento do decreto.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado