📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
João Diógenes, de 55 anos, sofreu um infarto agudo do miocárdio dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, localizada na zona Leste de Teresina. Antes de buscar atendimento, ele sentiu dores no peito que irradiava para o braço. Ao identificar o caso, a equipe de saúde agiu rapidamente, administrando uma medicação de alto custo disponibilizada pelo SUS em unidades de alta complexidade, conseguindo reverter o quadro clínico do paciente.

Reprodução
De acordo com o Dr. Victor Leal, diretor médico da UPA do Satélite, o paciente chegou à unidade apresentando dor torácica, pressão arterial baixa e suor excessivo. “O quadro era grave, mas a equipe agiu com rapidez e eficiência, o que foi essencial para estabilizar o paciente e salvar sua vida. Agradecemos aos profissionais envolvidos e também ao apoio da gestão da FMS na organização das unidades com equipes técnicas, fundamentais para atender casos como este. Vejo gestores empenhados em colocar a saúde pública no nível que ela merece”.
Depois disso, o Sr. João foi transferido e está sob cuidados no Hospital do Monte Castelo, unidade referência em cardiologia pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), onde recebe acompanhamento especializado.
Dr. Thadeu Monteiro, diretor médico do Hospital do Monte Castelo, relatou sinais de evolução positiva no quadro clínico do paciente. “Ele está respondendo bem ao tratamento e, em breve, deverá receber alta para retornar ao convívio familiar e ao curso de História, que frequenta com entusiasmo”, informou.
O caso ocorreu no dia 15 deste mês, mas só foi divulgado pela FMS nesta terça-feira (22).
O que é o Infarto Agudo do Miocárdio e quais os sintomas?
O infarto agudo do miocárdio é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo para o coração, normalmente devido à obstrução de uma artéria coronária por coágulos ou placas de gordura, provocando danos severos ao músculo cardíaco.
Os principais sintomas incluem: Dor ou pressão no peito que pode irradiar para os braços, ombros, pescoço ou mandíbula; Sudorese intensa; Tontura ou sensação de desmaio; Falta de ar; Náuseas e vômitos. Ao identificar qualquer um desses sinais, é fundamental procurar atendimento imediato em uma UPA, hospital da cidade ou acionar o SAMU.
Fonte: Portal A10+