Mais antigo que os dinossauros, tronco de árvore fossilizado é encontrado no interior do Piauí - Geral
DESCOBERTA

Mais antigo que os dinossauros, tronco de árvore fossilizado é encontrado no interior do Piauí

Paleontólogo afirma que trata-se de uma "conífera"; tronco teria aproximadamente 280 milhões de anos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O tronco de uma árvore com mais de dois metros de diâmetro e aproximadamente 280 milhões de anos, da Era Paleozoica, foi encontrado na cidade de Altos, a 41 quilômetros da capital Teresina, no Piauí. Ao A10+, o paleontólogo Juan Carlos Cisneros afirmou que trata-se de uma "Conífera", encontrada antes mesmo do registro de dinossauros.

  

Mais antigo que os dinossauros, tronco de árvore fossilizado é encontrado no interior do Piauí Divulgação/Paleontólogo Juan Carlos Cisneros

   

"Esse tronco que a gente percebeu na semana passada, é um dos troncos petrificados encontrados nessa região de maiores dimensões, tem quase dois metros de diâmetro e pertencia a uma árvore que era parente próxima dos pinheiros e das araucárias, é uma conífera. É uma descoberta que confirma um padrão que a gente já viu em todas os achados de troncos petrificados que têm aqui no Piauí, que sempre são de plantas dessa família, desse grupo. Trata-se de uma conífera, que é mais antiga que os dinossauros, ela viveu na Era Paleozoica, aproximadamente 280 milhões de anos", explicou.

O especialista destaca que o fóssil representa a extensa floresta que compreendia toda a região. "Essa floresta fóssil que tem em Altos tem a mesma idade que a de Teresina, então na verdade é como se fossem fragmentos de uma grande floresta que tinha naquela época, que seguramente era algo muito maior do que o que a gente está encontrando hoje", informou.

Juan Carlos Cisneros ainda destacou a necessidade preservação da área, não só pelo seu valor histórico como também pela possibilidade de se tornar importante parque ambiental.

"É importante ressaltar que esses fósseis encontrados em Altos têm que ser preservados para que eles cheguem às futuras gerações. Esta área com troncos petrificados pode também se tornar um parque ambiental, um destino que vai atrair visitantes até do exterior e isso pode se tornar uma fonte de renda para as comunidades locais. Então, obviamente, tem que ter investimento do poder público para isso acontecer, mas isso só pode acontecer se a comunidade proteger esse importante patrimônio que ela tem", afirmou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado