📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Subiu para 612 o número de animais mortos após aplicação da vacina EXCELL 10 nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Sergipe, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os óbitos foram registrados em animais caprinos, ovinos e bovinos e estão sendo comunicados por produtores à medida que ocorrem.
Os primeiros casos foram notificados à MAPA por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). Já passavam de 200 animais mortos no estado e então a vacinação foi suspensa. Apesar disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária continua acreditando que a vacina seja uma estratégia eficaz no combate à doença, que pode ser letal.
Divulgação
Após as primeiras notificações, o MAPA determinou a apreensão de todos os lotes da EXCELL 10, interdição da fábrica responsável pela produção, auditora na empresa fabricante e coleta de amostras para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. A vacina estava sendo utilizada na prevenção da clostridiose, enfermidade provocada por bactérias do gênero Clostridium que acomete ovinos, caprinos e bovinos. Existem relatos de mortes de animais em outros estados brasileiros, e o órgão competente trabalha na investigação para confirmar possível correlação com o uso da vacina.
Como notificar
O Ministério da Agricultura e Pecuária orientou que os produtores notifiquem às autoridades via sistema e-Sisbravet, que é uma ferramenta eletrônica para o registro e acompanhamento das notificações. Casos podem ser registrados também por telefone 0800 400 7997 e whatsapp: (43) 99135-1168, além do endereço eletrônico: [email protected]
Fonte: Portal A10+