Major do 25º BC é preso por publicar conteúdos políticos nas redes sociais; entenda - Geral
ENTENDA

Major do 25º BC é preso por publicar conteúdos políticos nas redes sociais; entenda

Major Costa Araújo compartilhava postagens a favor do presidente Bolsonaro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h56)

O major João Paulo da Costa Araújo Alves, do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, está preso desde o último dia 5 de maio. Sua prisão ocorreu por conta das publicações que o major fez em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaor (PL) em rede social. A decisão é do juiz federal, Rodolfo Rosa Talles Menezes, da Auditoria da 10ª Circunscrição Judiciária Militar. (Veja aqui o que diz a defesa sobre o caso).

  

Major do 25º BC é preso por declarar apoio ao presidente Bolsonaro no Piauí
Reprodução

   

Major Costa Araújo, como é chamado no Exército, ingressou nas Forças Armas em 2013. Ao A10+, o major Diego Melo, presidente da Associação de Oficiais Militares do Piauí (Amepi), informou que Costa Araújo está preso por ter cometido delitos por manifestação em suas redes sociais a favor do governo Bolsonaro. O major encontra-se detido no quartel em Teresina.

"O major está preso por uma ordem judicial. Uma prisão preventiva, mas totalmente abusiva. Qual foi o crime que o major cometeu? Publicou elogios ao presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Isso é Piauí. Infelizmente ele está preso, tem uma filha pequena, seu casamento está marcando para o próximo sábado e vivendo essa situação constrangedora porque fez publicações favoráveis ao presidente Bolsonaro. Isso é um absurdo", comentou o major Diego em vídeo nas redes sociais.

Conforme o Regulamento Disciplinar do Exército, previsto no Decreto Nº 4.346/2002, é proibido a militares da ativa de se manifestar politicamente: “tomar parte, em área militar ou sob jurisdição militar, em discussão a respeito de assuntos de natureza político-partidária ou religiosa; manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária; tomar parte, fardado, em manifestações de natureza político-partidária; discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou militares, exceto se devidamente autorizado".

Em rede social, major Costa Araújo publicava ações do governo Federal. Ele é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Seguidores e apoiadores criticaram a prisão e pediram sua liberdade.

Outro lado

O A10+ tentou, mas não conseguiu contato com nenhum representante do 25º BC. O espaço segue aberto para esclarecimentos.


Dê sua opinião:

Fique conectado