No Piauí, polícia adota ‘viatura Lilás’ para prender agressores de mulheres - Geral
PATRULHA MARIA DA PENHA

No Piauí, polícia adota ‘viatura Lilás’ para prender agressores de mulheres

As viaturas vão atuar na fiscalização de medidas protetivas e no atendimento de denúncias de violência doméstica


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) lançou nesta sexta-feira (10) as Viaturas Lilás que serão usadas para patrulha da Maria da Penha, com o objetivo de realizar a busca e o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica no Piauí. As viaturas foram entregues no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar, no bairro Ilhotas, em Teresina. 

A coordenadora da patrulha Maria da Penha, Leoneide Rocha, explicou à TV Antena 10 que a viatura vai atuar na fiscalização das medidas protetivas e de denúncias de agressões feitas através do 190. A patrulha também vai acompanhar a denunciante para orientar e acompanhar as medidas necessárias para que a pessoas possa sair do ciclo de violência. 

  

No Piauí, polícia adota 'viatura Lilás’ para prender agressores de mulheres Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

"Atendimento e fiscalização das medidas protetivas, que é um trabalha que nós já fazíamos, acrescido nessa nova roupagem de busca ativa, que nela vamos fazer um monitoramento através da central de operações, o 190, de casos de denúncia de violência doméstica em que a viatura diária foi deslocada para atender essa ocorrência e muitos casos acontecem desse agressor se evadir quando tem conhecimento que a PM foi acionada, aí essa guarnição não consegue efetuar a prisão. A viatura da patrulha da Maria da Penha vai fazer essa busca dessa mulher para saber se ela conseguiu registrar o boletim de ocorrência, caso ela não tenha registrado, vai encaminhá-la, conduzi-la e orienta-la a procurar os profissionais competentes para que esse ciclo de violência seja quebrado", explicou.

A comandante Elza Rodrigues, do comando de Polícia Comunitária, disse que a chegada das viaturas lilás representa um momento importante para a proteção das mulheres vítimas de violência no estado. "Eu estou muito feliz, porque essas viaturas chegam em um momento que realmente era um anseio do CPCOM para que a patrulha desenvolva um trabalho mais efetivo na rua para a proteção dessas mulheres", disse.

  

As viaturas vão atuar na fiscalização de medidas protetivas e no atendimento de denúncias de violência doméstica Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

A comandante também destacou que a cor lilás foi uma das exigências por conta da simbologia que representa. A cor foi adotada pelas sufragistas inglesas na mobilização pelo direito ao voto. Além de ser a síntese entre o rosa e azul, que representam a igualdade entre homens e mulheres. 

"A cor lilás é a cor da dignidade, do respeito e acima de tudo da igualdade, do homem e da mulher, para isso é importante esse respeito de ambos para que a convivência seja harmoniosa. Por isso eu digo não existe desculpa para a violência contra a mulher, existe a lei patrulha Maria da Penha", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado