Onça que fugiu de recinto do Zoobotânico morre após ser capturada em Teresina - Geral
NO PIAUÍ

Onça que fugiu de recinto do Zoobotânico morre após ser capturada em Teresina

O animal foi capturado na noite deste sábado (04) nas proximidades de um terminal de ônibus


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h34)

A onça suçuarana que havia fugido do recinto do Bioparque Zoobotânico e foi recapturada na noite deste sábado (04) nas proximidades de um terminal de ônibus, na zona Leste de Teresina, morreu minutos depois do resgate. O A10+ conseguiu confirmar a informação com uma fonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) do Piauí. 

A direção do parque informou que a onça, identificada como Menino, foi resgatada com vida pela Polícia Ambiental e da equipe do Bioparque, composta por veterinários, biólogos e tratadores, mas que um tempo depois, já no recinto, foi a óbito. 

A assessoria jurídica do Bioparque explicou ainda que em casos como esse o protocolo é de abate do animal, mas que a intenção era resgatá-lo com vida, objetivo que foi atingido, e que apenas a necropsia vai precisar a causa da morte. Na manhã deste domingo (05) o parque foi reaberto para visitação. 


“Quando ela foi resgatada ela foi resgatada com vida, levada ao recinto e no recinto algum tempo depois perceberam que ela não estava bem e veio a óbito. Todo o equipamento adequado para captura de animal foi utilizado, inclusive quando um animal foge o protocolo é de abate, mas a nossa intenção sempre foi resgatá-la com vida. Foram colocadas aquelas armadilhas com alimentação e seria com muito menos estresse dessa forma, mas não funcionou”, afirma Ana Maria, assessora jurídica do Bioparque.

A Polícia Ambiental informou que o animal conseguiu pular o muro do Zoobotânico e estava nas proximidades do Terminal de Integração que fica ao lado, na Avenida Presidente Kennedy. A equipe usou uma rede e tranquilizantes para capturar a onça-parda. O animal foi encaminhado para necropsia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para identificar a causar da morte.

Em nota, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) afirmou que foi aberto um inquérito junto à Polícia Civil para apurar as causas da morte. A secretaria também lamentou o ocorrido e que vai seguir com compromisso de apuração e defesa e proteção dos animais. 

Onça foi capturada na noite deste sábado (04) em Teresina
Reprodução

   

O trabalho de recaptura foi realizado por tratadores e veterinários do Bioparque e teve o apoio do Batalhão Ambiental e da Guarda Municipal. Ao A10+, o ambientalista Dionísio Carvalho afirmou, sem apresentar provas, que o laço cambão [usado na hora do resgate] quebrou e travou depois que o animal foi sedado. A principal suspeita é que a onça teria sido enforcada durante a captura. 

“O procedimento padrão em todo lugar é que em caso de fuga o animal tem que morrer porque é muito perigoso. Fizeram de tudo, eles estavam preparados [equipe], mas não queriam sacrificar o animal. Não pode julgar o bioparque. Foi uma fatalidade”, disse o ambientalista. 

Imagens obtidas pelo A10+ mostram o animal desacordado após ter sido capturado. Ele foi levado de volta ao parque, mas não resistiu. Nas redes sociais, seguidores criticaram a forma que o animal foi capturado. Eles lamentaram pela morte da onça. 

Por conta do incidente, as atividades de visitação ao bioparque foram suspensas até a captura do animal. Mais cedo, a administração do Zoobotânico informou ao A10+ que todas as medidas e procedimentos necessários para capturar o animal foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais. 

Após mais de 24h de buscas, onça-parda que fugiu de recinto do Zoobotânico é capturada
Reprodução

   

A onça fugiu após o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos na noite da última quinta-feira (02) em Teresina.

Confira a nota do Bioparque:

Vimos a público prestar informações essenciais para uma melhor compreensão dos fatos relativos a fuga da onça suçuarana, que tinha o nome de "Menino".

Importante todos saberem que a situação sempre esteve sob controle do Batalhão da Polícia Ambiental e da equipe do Bioparque, composta por veterinários, biólogos e tratadores, que em nenhum momento perderam de vista o animal e o monitoraram sem que houvesse qualquer risco para a sociedade, desde o momento da sua fuga até o seu resgate.

O objetivo principal sempre foi o de garantir a segurança da população e ao mesmo tempo resgatá-lo com vida, o que foi plenamente alcançado, uma vez que "Menino" foi resgatado da forma mais adequada para a sua sobrevivência.

Após o seu regaste com vida, foi levado para um recinto, continuando o seu monitoramento pela equipe de veterinários e biólogos, que constataram algum tempo depois que o mesmo não estava bem, iniciando os procedimentos médicos-veterinários, que infelizmente não impediram o seu óbito, por motivos que ainda estão sendo analisados através da necropsia.

Após o óbito, "Menino" foi levado imediatamente para o hospital veterinário da universidade federal do Piauí, sendo iniciados no

Mesmo momento os trabalhos de necropsia. Qualquer informação sobre as causas do seu óbito, antes da conclusão da perícia, seriam mera especulação, uma vez que os trabalhos de necropsia ainda não foram concluídos.

Teresina-PI, 05 de fevereiro de 2023.

Administração Bioparque Zoobotânico Piauí

Veja abaixo imagens da captura:


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado