PMPI estuda implementação de Nota de Instrução para o atendimento e abordagem de pessoas com autismo - Geral
INCLUSÃO

PMPI estuda implementação de Nota de Instrução para o atendimento e abordagem de pessoas com autismo

A Nota de Instrução seria uma cartilha para orientar os policiais militares como identificar e abordar pessoas com TEA


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Subcomandante-Geral, Coronel PM Costa Lima, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), no gabinete do Subcomando-Geral, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, para tratar sobre a implantação de uma Nota de Instrução para atendimento, identificação e abordagem de pessoas com autismo e de outras pautas relacionadas às pessoas com autismo.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Lopes entendeu que deveria ser criada uma Nota de Instrução sobre atendimento, identificação e abordagem a pessoas com autismo no âmbito da Instituição. O Major PM Zethe é o responsável pela elaboração do projeto.

 
PMPI estuda implementação de Nota de Instrução para o atendimento e abordagem de pessoas com autismo
PM/PI

“A Nota de Instrução é uma espécie de cartilha em que os policiais militares terão orientações de como identificar e abordar pessoas com autismo. Trata-de uma meta do atual Comando Geral, embasado em diretrizes internacionais e nacionais relativa aos direitos humanos. O  treinamento teórico e prático possibilitará a prestação de um serviço com maior qualidade e eficiência para a sociedade piauiense e, especificamente, para as pessoas com autismo”, explicou o Major Zethe.

A advogada da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB, Dra. Natália Maria, pontuou a satisfação da Comissão com o acolhimento das pautas.

”A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo sai muito feliz do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, pois,  sentimos sensibilidade e acolhimento pela Polícia Militar em relação às pautas trazidas pela Comissão. A pauta da abordagem policial a pessoas autistas é muito importante para que os policiais militares tenham conhecimento de como identificar e  abordar pessoas com  autismo, pois, caso a identificação e   abordagem não for realizada de forma adequada, isso pode desencadear uma crise na pessoa autista e, dessa forma, se tornar um problema maior. Fico muito grata por esse acolhimento que nós tivemos da equipe do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí”, disse.

A reunião contou com presença do chefe do Estado Maior Geral, Coronel Mota, o chefe do Centro de Assistência Social, Major Marcos, Tentente Coronel Amparo Veloso e o Coronel Oséias,  e as advogadas da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, Dra. Thamyres Moura e Dra. Natália Maria.

 
PMPI estuda implementação de Nota de Instrução para o atendimento e abordagem de pessoas com autismo
PM/PI

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado