PPP de Energias Limpas: miniusina de Campo Maior será entregue em dezembro - Geral
NO PIAUÍ

PPP de Energias Limpas: miniusina de Campo Maior será entregue em dezembro

O equipamento faz parte da PPP de Energias Limpas do Governo do Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A concessionária Rio Poti finalizou a implantação de quase 7 mil placas fotovoltaicas na cidade de Campo Maior. Com mais uma etapa entregue, a previsão de conclusão das obras estruturais e montagem eletromecânica é até o final de novembro e o empreendimento já estará pronto para operação comercial no próximo mês.

A PPP de Energias Limpas, contratada através da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC-PI), está implantando oito miniusinas de energia solar com capacidade de produção de cerca de 5Mw cada. Além de Campo Maior, as cidades de Altos, Barras, Coivaras, Esperantina e Valença também estão recebendo as miniusinas.

  

PPP de Energias Limpas: miniusina de Campo Maior será entregue em dezembro
Reprodução
  

A PPP prevê mais de R$ 150 milhões em investimentos e uma redução mensal de 23% nos gastos do Estado com energia para abastecer os órgãos públicos, além de uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano no custo com energia elétrica. O ganho ambiental também é significativo: a miniusina de Campo Maior vai reduzir a emissão de carbono na atmosfera em 500 toneladas por mês. O contrato da PPP tem duração de 25 anos.

Um dos pontos inovadores das miniusinas no Piauí é que elas utilizarão a tecnologia de tracker. Esse equipamento corrige a angulação dos painéis diversas vezes durante o dia para acompanhar o movimento do sol, fazendo com que a produção de energia seja maximizada, podendo ser até 30% maior.

As concessionárias da PPP também são parceiras nas ações do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (NUFPERPI), projeto de responsabilidade social desenvolvido junto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com o objetivo de contribuir com a formação profissional através de pesquisas e aplicação de conhecimento científico e tecnológico. Mais de 200 pessoas já foram beneficiadas em vários municípios do interior do Piauí e até outros estados como São Paulo e Mato Grosso.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado