Sesapi e Defesa Civil unem forças para mitigar impactos de eventos ambientais na saúde da população - Geral
REUNIÃO

Sesapi e Defesa Civil unem forças para mitigar impactos de eventos ambientais na saúde da população

Entre as principais propostas debatidas estão a realização de capacitações para agricultores e profissionais da saúde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Estadual de Defesa Civil estiveram reunidas, nessa terça-feira (20), com o objetivo de estabelecer uma parceria técnica para o desenvolvimento de ações integradas voltadas à prevenção e mitigação de eventos ambientais com potencial de causar danos à saúde da população, como seca, incêndios, contaminação por agrotóxicos e poluição do ar.

Entre as principais propostas debatidas estão a realização de capacitações para agricultores e profissionais da saúde, mapeamento de áreas de risco ambiental, produção conjunta de materiais educativos sobre queimadas, poluição do ar e uso seguro de agrotóxicos, além da promoção de simulados com maquetes de resposta rápida voltados à saúde ambiental.

  
Sesapi e Defesa Civil unem forças para mitigar impactos de eventos ambientais na saúde da população
Divulgação
 
 
 


Um dos pilares da parceria será o intercâmbio de informações estratégicas, no qual a Sesapi contribuirá com dados sobre doenças relacionadas ao meio ambiente e qualidade da água, enquanto a Defesa Civil fornecerá informações climatológicas e de risco ambiental. Esse compartilhamento visa subsidiar ações mais eficazes e integradas de vigilância e resposta.

“A união entre a Vigilância em Saúde Ambiental e a Defesa Civil é essencial para anteciparmos os riscos e atuarmos de forma preventiva junto à população”, afirmou Antonio Carlos dos Santos, supervisor Estadual dos Programas Vigiágua, Vigiar, Vigiaagrotóxico e Vigidesastre.

“Ações educativas e articuladas podem fazer a diferença nos territórios mais vulneráveis, especialmente em um cenário de mudanças climáticas crescentes”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde, Marylane Viana Veloso.

Já o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, destacou que “a integração com a Sesapi fortalece o sistema estadual de prevenção de desastres, especialmente ao incorporar a dimensão da saúde pública nas ações de mitigação”.

A meta ainda é avançar na construção dos materiais educativos que serão implementados no segundo semestre de 2025, com foco especial em escolas, comunidades e profissionais das áreas da saúde e agricultura. A iniciativa reforça o compromisso do Estado do Piauí com a promoção da saúde ambiental e a construção de um sistema mais resiliente frente aos desafios do clima e dos desastres naturais.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado