📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Prefeito Silvio Mendes (UB) sancionou, na manhã desta segunda-feira (1º), a Lei Alice, que responsabiliza as escolas públicas e privadas de Teresina sobre a segurança das crianças de todas as idades. A lei garante que as escolas adotem medidas de prevenção de acidentes.
O projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal de Teresina logo após a morte da pequena Alice, de apenas 4 anos, ocorrida em agosto deste ano. Após ser discutida, a lei foi levada à prefeitura, com o objetivo de garantir mais segurança aos pequenos de todas idades e evitar que novas tragédias aconteçam.

Reprodução
"O trágico acontecimento com a Alice numa escola privada de Teresina, levou a Câmara Municipal a discutir o problema que aconteceu. Então foi encaminhado para a nossa sanção essa lei, tem que o nome de "Lei Alice", em homenagem a nossa pequena Alice que partiu tao precocemente, para que todas as escolas, públicas e privadas de Teresina, assumam a responsabilidade de prevenir acidentes, naturalmente fiscalizados pela Prefeitura de Teresina. Então que tiver numa escola que possa causar ou gerar acidente com uma criança de qualquer tamanho, é preciso que as escolas, seus diretores, seus proprietários assumam a responsabilidade de proteger essas crianças", detalhou o prefeito.
O prefeito disse que serão enviadas cópias para todas as escolas de Teresina e disse que os pais que desejaram conferir o teor da lei, poderão acessar o material através do Portal da Transparência de Teresina.
Colégio CEV detalha acidente
O Grupo Educacional CEV se pronunciou oficialmente sobre a tragédia que resultou na morte da pequena Alice Brasil, de apenas 4 anos, ocorrida dentro de uma das unidades da instituição de ensino, em Teresina, na última terça-feira (05). Em nota encaminhada ao A10+, a escola detalhou os acontecimentos e as medidas de assistência adotadas após o acidente. O grupo pediu perdão aos pais e lamentou ter sido cenário dessa tragédia.
Segundo a nota, o caso aconteceu por volta das 13h30, no espaço da brinquedoteca, onde "cinco crianças aguardavam o início das atividades da tarde ou a chegada de seus responsáveis. Elas estavam acompanhadas por duas profissionais do Ensino Infantil dentro do espaço e por outra colaboradora na porta, controlando a entrada e saída. As brincadeiras ocorriam de forma tranquila. Por volta de 13:30h, a aluna Alice estava deitada no chão, brincando, enquanto as outras quatro crianças circulavam pelo ambiente. Inesperadamente, uma das crianças entrou por debaixo do móvel (uma penteadeira infantil) e ao se levantar, o mesmo tombou e atingiu Alice".

Reprodução
Ainda conforme o relato da escola, "uma das professoras retirou o móvel, enquanto outra a levou rapidamente para a enfermaria da escola. A enfermeira iniciou os primeiros atendimentos e, ao constatar a gravidade da situação, acionou o SAMU".
A equipe do colégio também afirmou que seguiu orientações médicas durante o socorro. "Foi orientado pelo SAMU, que estava realizando o atendimento por ligação telefônica, que a equipe do colégio parasse junto a uma ambulância, que os encontrou neste percurso. Durante todo o tempo, foram realizadas tentativas de comunicação com a mãe de Alice. Sem êxito, foi solicitado que a professora titular da turma continuasse as tentativas, até que, ela conseguiu comunicação com a mãe".
Apesar dos esforços da equipe escolar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Alice não resistiu aos ferimentos. “Infelizmente, após todos os esforços que duraram mais de quarenta minutos, os profissionais do SAMU informaram aos pais que Alice não resistiu e veio a óbito”, diz a nota. A aluna foi levada com os familiares ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para os procedimentos legais.
Fonte: Portal A10+