📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Lucivaldo Oliveira, tio do adolescente Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, que foi encontrado morto em novembro de 2021 às margens da PI-112, concedeu entrevista ao A10+, nesta quarta-feira (26), e criticou a soltura do empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, que é um dos suspeitos na participação no duplo assassinato dos jovens Anael Natan Colins Souza da Silva e Luian Ribeiro. Ele foi solto na terça (25) após ter prestado depoimento no DHPP.
Lucivaldo afirmou que não acredita na versão dita pelo empresário de que os jovens pularam o muro de sua residência para roubar. Ele citou que os adolescentes não possuíam passagens pela polícia e que estavam na hora e lugar errado no dia do crime.
"A história real não é essa que estão contando. Os meninos não tinham antecedentes criminais, não portavam armas, não usavam drogas, eram cidadões. Estavam na hora errada nesse sítio. Essa história que eles pularam muro para roubar nunca existiu. Isso aí é só uma versão deles. Eles têm direitos e podem inventar qualquer coisa. Tenho fé em Deus que isso será desvendado da melhor forma possível", disse.
O tio de Luian Ribeiro pediu justiça e afirmou que não é porque o empresário João Paulo é rico que pode ficar impune acerca desse caso. "Estamos clamando por justiça. Não é porque ele é rico, tem dinheiro e possa matar alguém e sair impune disso. Mataram os meninos com requintes de crueldade, com certeza não é o primeiro homicídio. Pegaram eles, jogaram no mato, atiraram na cabeça e ocultaram os cadáveres, ou sejam, devem ser profissionais. Tem que ser bem esclarecido iso", desabafou.
Lucivaldo Oliveira relatou ainda que membros das famílias dos jovens estão sofrendo retaliações após a divulgação do caso e prisão do empresário. Ele contou que as mães dos adolescentes chegaram até mudar de número por conta das ameaças sofridas.
O tio de Luian disse também que caso, os meninos tenham invadido a residência do empresário, matá-los não seria a solução.
"Até onde sei, se você conter um ladrão, por exemplo, não pode matar... é chamar a guarnição e resolver. Essa invenção deles de dizer que os meninos subiram em muro para roubar é só enrolação, mas mesmo assim, se eles tivessem fazendo isso, matar não seria a saída. Estão só difamando a imagem dos meninos porque eles não estão mais vivos. Eles não faziam parte de facções, eram cidadões", finalizou.
Empresário diz que tio foi responsável pela execução de adolescentes
O Delegado Geral da Polícia Civil, Luccy Keiko esclareceu nesta quarta-feira (26) em entrevista ao Balanço Geral Manhã, pontos sobre a investigação do assassinato dos jovens Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos. Ao repórter Tonny Black, Keiko afirmou que o empresário João Paulo de Carvalho disse em depoimento que crime foi cometido por seu tio.
"Ontem durante o interrogatório, o suspeito resolveu colaborar e dizer que na madrugada do crime recebeu ligação do tio que é vizinho a casa uma show. Na ligação esse tio afirmava que havia prendido dois menores, que supostamente teriam pulado o muro e tentando realizar assalto na casa", afirmou Luccy Keiko.
De acordo com o delegado geral, o suspeito, o empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, 35 anos afirmou que chegou na casa do tio e viu que os menores estava imobilizados, tendo apenas emprestado o seu veículo para que o tio 'resolvesse a situação'.
Entenda o caso
Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, às margens da PI-112, no povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. Na epóca do crime, populares encontram os corpos debruçados e com marcas de tiros em um matagal.
As vítimas estavam desaparecidas desde 12 de novembro de 2021. Eles foram vistos pela última vez em uma festa em um sítio próximo à BR-343. No sábado (13), a moto em que eles andavam foi encontrada dentro do sítio.
Matérias relacionadas:
Empresário diz que tio foi responsável pela execução de adolescentes
Empresário suspeito de participação no assassinato de adolescentes é solto
Polícia prende empresário acusado de matar adolescentes em Teresina