📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou nesta quarta-feira (25), a sessão administrativa extraordinária para escolha da nova Direção do Poder Judiciário piauiense para o biênio 2025/2026. Foram eleitos os novos desembargadores para os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor-geral da Justiça, corregedor do Foro Extrajudicial, diretor-geral da Escola Judiciária e vice-diretor da Escola Judiciária.
Durante a sessão, também foram eleitos os novos ouvidor-geral e vice-ouvidor do Tribunal de Justiça do Piauí.
Presidente
O desembargador Aderson Nogueira foi escolhido como o novo presidente do TJPI, por aclamação, para o biênio 2025/2026, durante a sessão administrativa extraordinária.
Natural de Santa Filomena, o presidente eleito tem 37 anos de magistratura e exerceu os cargos de juiz substituto do TJPI, além de juiz eleitoral em diversas comarcas do Piauí e Ouvidor Judicial do TRE-PI.
Corregedor-Geral
O desembargador Erivan Lopes foi eleito Corregedor-Geral da Justiça do Piauí, por aclamação. Natural de Santo Antônio de Lisboa, o Corregedor eleito tem vasto currículo na advocacia, já exerceu o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí, além de Presidente do TJPI, Vice-Diretor da Escola Judiciária do TJPI e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Diretor-geral da Escola Judiciária do Piauí
O desembargador Manoel de Sousa Dourado foi eleito Diretor-geral da Escola Judiciária do Piauí, para o biênio 2025/2026. Com 37 anos de magistratura, Manoel de Sousa Dourado atuou como Juiz Auxiliar em várias gestões do TJ-PI e foi Coordenador de importantes programas, como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
Especialista em Direito Processual Civil e MBA em Gestão Judiciária, contribuiu como professor em instituições jurídicas. Em 2021, foi promovido a desembargador, integrando câmaras especializadas e o Tribunal Pleno.
Corregedor do Foro-Extrajudicial
O Des. Hilo de Almeida foi eleito Corregedor do Foro-Extrajudicial do TJPI.Nascido no Mirador-MA, o Corregedor eleito é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal da Paraíba. Foi Promotor e Procurador de Justiça do Estado do Piauí, Diretor Geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí, Corregedor Geral da Justiça e, atualmente, exerce a presidência do TJPI, biênio 2023-2024.
Ouvidor-Geral
A Corte de Justiça do Piauí também elegeu um novo Ouvidor-Geral: O Des. Pedro Macêdo, eleito para o cargo durante a sessão administrativa extraordinária de escolha da nova Direção do Poder Judiciário piauiense - biênio 2025/2026.
Natural de São Raimundo Nonato, o Ouvidor eleito tem 41 anos de magistratura, foi juiz titular de diversas comarcas do Estado, foi empossado no Cargo de Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em 2011, ocupando a vaga por merecimento.
Fonte: Portal A10+