Justiça determina que concurso da FMS garanta reserva de vagas para pessoas com deficiência - Justiça
DETERMINAÇÃO

Justiça determina que concurso da FMS garanta reserva de vagas para pessoas com deficiência

De acordo com o documento, essa medida deve ser adotada em um prazo de 5 dias


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Após Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), a Justiça Piauiense determinou que o município de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) garantam reserva de vagas para pessoas com deficiência, inclusive no cadastro de reservas, e para todos os cargos ofertados no concurso da FMS.

De acordo com o documento, essa medida deve ser adotada em um prazo de 5 dias. A Lei Estadual 6653/2015 estabelece que no mínimo 5% das vagas existentes ou criadas no prazo de validade do concurso sejam preenchidas por candidatos com deficiência.

  

Concurso público
Reprodução

   

Segundo o MPPI, do Edital de Concurso nº 001/2024 deve constar, ainda, o critério adotado para a formação do cadastro de reserva para ampla concorrência e para reserva de vagas para candidatos com deficiência, explicitando quantas vagas do cadastro de reserva serão direcionadas para candidatos com deficiência e como se chegou a esses quantitativos.

As contestações devem ser apresentadas no prazo de 15 dias pela IDECAN e no prazo de 30 dias pelo município de Teresina e pela FMS. O Ministério Público pode apresentar réplica no prazo de 30 dias. A decisão foi assinada pelo juiz de Direito, Litelton Vieira de Oliveira, nessa segunda-feira(17).

O Ministério Público, por meio da atuação da promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, havia instaurado procedimento preparatório para apurar descumprimento da regra de reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e a existência de irregularidades.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado