Explosão no prédio do governo de Kharkiv deixa mais de 20 feridos; assista - Mundo
NA UCRÂNIA

Explosão no prédio do governo de Kharkiv deixa mais de 20 feridos; assista

Segunda maior cidade da Ucrânia voltou a registrar ataques nesta terça-feira (01)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mais de 20 pessoas ficaram feridas em uma explosão na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um post do Telegram nesta terça-feira (1°).

A explosão atingiu um prédio do governo, de acordo com vídeos do incidente postados pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (MOFA) e funcionários do governo ucraniano. Os vídeos foram publicados também nesta terça, no horário local, e foram verificados pela CNN.

  

Explosão no prédio do governo de Kharkiv deixa mais de 20 feridos Reprodução
   

Segundo o Ministério do Interior, pelo menos dez pessoas morreram em ataques com foguetes das forças russas no centro de Kharkiv. “Os escombros estão sendo removidos e haverá ainda mais vítimas e feridos”, disse o assessor do Ministério do Interior, Anton Herashchenko, em um post nas redes sociais.

O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia postou um vídeo em sua conta oficial do Facebook nesta terça relatando os ataques. Segundo as informações, há pessoas presas sob os escombros. “Como resultado do bombardeio de artilharia, um prédio da administração estadual e um prédio adjacente foram danificados. As pessoas estão presas sob os escombros. O chefe das operações de resgate soube que mais de 20 pessoas ficaram feridas”, disse um membro do serviço no vídeo.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como terrorista. “O foguete na praça central de Kharkiv é um terror aberto e descoberto. A Rússia é um estado terrorista. Ninguém vai perdoar. Ninguém jamais esquecerá.”

Segundo o serviço de emergência local, oito equipes trabalham no resgate das vítimas. “Há oito esquadrões de resgate de emergência no local trabalhando, com 80 funcionários e voluntários separando os destroços, arrastando-os para encontrar os feridos e os mortos. O trabalho continua”.


“A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário. Mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são atingidas por seus mísseis”, tuitou o Ministério do Interior, que compartilhou um vídeo mostrando o que parece ser um ataque com mísseis ao prédio da Administração Estatal Regional de Kharkiv.

Um vídeo separado postado por Kostiantyn Nemichev, chefe do Estado-Maior de Defesa de Kharkiv, mostrou as consequências do suposto ataque, incluindo o interior do prédio que foi reduzido a escombros.

O edifício da Administração Estatal Regional abriga escritórios do governo local. Ele está localizado na “Praça da Liberdade” – a praça principal de Kharkiv e um marco arquitetônico.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, também compartilhou um vídeo em sua conta oficial do Telegram, tirado do nível da rua na Praça da Liberdade. O vídeo mostra o local da explosão e os destroços no solo onde ficava o prédio da Administração Estatal Regional de Kharkiv.

Fonte: CNN Brasil


Dê sua opinião:

Fique conectado