Briga interna de membros do PCC: entenda o início da série de assassinatos no Sul do Piauí - Polícia
ELUCIDAÇÃO

Briga interna de membros do PCC: entenda o início da série de assassinatos no Sul do Piauí

Segundo delegado, tudo começou por causa da morte de um dos líderes da facção em SP


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19) para explicar a relação entre os crimes que aconteceram neste final de semana, na cidade de Avelino Lopes, com um duplo homícidio que aconteceu no início do mês, na cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Segundo o delegado Eduardo Aquino, tudo começou por causa de uma morte em São Paulo de um dos líderes do PCC. As informações apontam que a execução foi facilitada com o auxílio de homem da mesma organização criminosa com atuação no Sul do estado.

  

Crimes ocorreram no Sul do Piauí Reprodução

   

A Polícia Civil constatou que há um conflito interno entre dois grupos identificados como Brancos e Marotos. Uma morte seria em retaliação da outra, aumentando o número de crimes decorrentes dessa história.

“Houve a morte desse indivíduo conhecido como Flex em dezembro do ano passado em São Paulo. Depois foi identificado que um desses indivíduos que foi morto em São Raimundo Nonato foi o que deu a localização dele em São Paulo. O grupo pertencente ao Flex tramou a morte dele. Foram identificados 5 envolvidos; três foram presos e 2 estão foragidos”, explicou o delegado.

Após a morte de Flex começou a busca por Netinho, que teria dado informações sobre sua morte. Netinho foi assassinado em São Raimundo Nonato, junto com outro homem identificado apenas como Mauro. As mortes de Avelino Neto aconteceram porque essas vítimas teriam facilitado o duplo homicídio em São Raimundo Nonato.

  

Suspeitos do duplo homicídio presos Divulgação

   

“Ele foi identificado dentro da facção como a pessoas que teria entregado o Flex em São Paulo, lembrando que todos eles eram amigos e trabalhavam juntos no tráfico de drogas. Quando os Brancos identificaram que Netinho era o traidor, eles resolveram matá-lo e atraíram o Netinho junto com o Mauro para São Raimundo Nonato sob o pretexto dele adquirir uma arma”, explicou o delegado.

O delegado Eduardo Aquino também explicou que São Raimundo Nonato e Avelino Lopes são os locais por onde a facção PCC entrou no Estado. O domínio é dividido em duas famílias: Os Brancos, chefiados por ‘Velhinho’, que dominam as regiões em Morro Cabeça do Tempo e Curimatá e os Marotos, liderados por Flex, que dominam a Avelino Lopes e São Raimundo Nonato. Com a morte de Flex iniciou uma disputa por domínio de pontos de drogas, briga que, segundo ele, está acontecendo em todo o país.

“Há hoje no Piauí e a nível nacional também um conflito interno dentro da facção primeiro comando da capital onde eles estão em disputa por pontos de vendas de entorpecentes, todos sabem que o entorpecente é o principal braço financeiro dentro dessa organização e está havendo disputa por esses territórios”, completou.

  

Foragidos Divulgação

   

A investigação da polícia apontou que cinco integrantes do PCC envolvidos homicídio de Netinho e Mauro, até o momento, três deles foram presos, são eles: Deilton dos Santos Dias, vulgo Nenê; Everaldo Ferreira, vulgo Cacador - ele é o disciplina da facção; e Melba Kaliane Ribeiro, responsável por atrair as vítimas. Os outros dois foragidos foram identificados como Pedro Nonato Ferreira, o Pitty - ele é apontado como mentor do crime; e João Victor Borges, conhecido como Maguim.

As vítimas foram encontradas mortas dentro de uma residência no bairro Aeroporto, em Sao Raimundo Nonato. Os corpos foram encontrados com diversas marcas de tiros e perfurações pelo corpo. De acordo com a Polícia, Melba foi responsável por atrair os dois para a residência.

O delegado Luccy Keiko classificou os dois foragidos como ‘extremamente perigosos’ e ‘violentos’.

Reforço na segurança

Com a onda de crime causada pela disputa interna, a Secretaria de Segurança Pública enviou reforços na segurança por 30 dias.

"Nos últimos meses aquela região de certa forma não tinha delitos nessa situação. o secretário de segurança ontem publicou uma portaria criando formalmente um esforço concentrado, todas as forças de segurança agora voltam a atenção aquela região, equipes da Feisp, delegacia-geral em deslocamento para a região… Reforço de delegados, agentes de polícia, policiais militares", destacou o delegado Célio Benício.

  

Coletiva ocorreu na manhã desta segunda-feira (19) Renayra de Sá / A10+

   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado