Caso de envenenamento: defesa apresenta laudo que atesta Terbufós no organismo de padrasto e pede revogação de prisão no Piauí - Polícia
INVESTIGAÇÃO

Caso de envenenamento: defesa apresenta laudo que atesta Terbufós no organismo de padrasto e pede revogação de prisão no Piauí

Advogados afirmam que ele também seria vítima de Maria dos Aflitos, que também está presa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A defesa de Francisco de Assis Pereira da Costa, acusado de envenenar familiares em Parnaíba, litoral do Piauí, apresentou laudo que atesta a presença da substância Terbufós no organismo do réu e solicitou a revogação da prisão preventiva à Justiça do Piauí.

Na ação penal, obtido pelo A10+, a defesa critica a Polícia Civil e o Ministério Público por, supostamente, omitirem a informação sobre a detecção da substância. E atribui a responsabilidade dos fatos à Maria dos Aflitos, companheira de Francisco, que também está presa.

  

Caso de envenenamento: defesa apresenta laudo que atesta Terbufós no organismo de padrasto e pede revogação de prisão no Piauí
Reprodução

   

"A nulidade da denúncia, por si só, já é um prejuízo para a defesa que foi decorrente da omissão da tentativa de homicídio em face do Sr. Francisco de Assis Pereira da Costa, também vítima da Sra. Maria dos Aflitos, devidamente comprovado por meio de laudo pericial. Nesse contexto, a peça ministerial, omitindo informação extremamente relevante acerca da conduta criminosa de Maria dos Aflitos, que tentou matar o Francisco de Assis, alterou a verdade dos fatos, impossibilitando a defesa do pleno exercício do contraditório e da ampla defesa", destacou. 

Com o exame, os advogados destacam que há uma "reconstrução dos fatos" para incriminar somente Francisco. "A narrativa da Acusação padece de um erro crasso e fatal: ela omite a prova material que desmantela a autoria de Francisco de Assis. Essa “reconstrução” dos fatos, que insiste em imputar ao Acusado a figura de executor frio e calculista, ignora o Laudo Pericial que atesta a sua própria contaminação por terbufós. É absurda e incompatível com o direito a premissa de que o réu que planeja a morte de 5 pessoas e tenta contra a vida 3 pessoas utiliza o mesmo veneno, no mesmo ato, para tentar matar a si próprio", destacou.

  

Maria dos Aflitos
Divulgação

   

A defesa solicitou a soltura de Francisco ou a substituição por medidas cautelares. "A tese de autoria contra Francisco de Assis é derrubada e flagrantemente comprovada pela prova técnica e material irrefutável, consubstanciada pelo laudo de exame pericial que atestou a presença de veneno no sangue do acusado: ele foi vítima do veneno", concluiu.

Justiça declara inocência de vizinha

"Estou alegre e satisfeita. Ainda hoje não durmo direito. Eu fui muito sofrida na cadeia, pensando que fizeram isso comigo e que eu ia provar minha inocência. Hoje eu estou livre e muito alegre". O desabafo emocionado é de Lucélia Maria, que foi declarada inocente pela Justiça do Piauí no caso em que foi presa injustamente sob a acusação de envenenar e matar os irmãos João Miguel, de 7 anos, e Ulisses Gabriel, de 8, em Parnaíba, litoral do estado.

Em entrevista exclusiva à TV Antena 10 e ao A10+, a idosa afirmou que segue com o psicológico abalado diante de toda a situação.Além de tudo que passou, ela teve sua casa destruída e, atualmente, mora de aluguel.

  

Após ser declarada inocente em caso de envenenamento no Piauí, Lucélia Maria comemora decisão e desabafa sobre prejuízos: "destruíram tudo"
TV Antena 10/A10+

   

"Estou morando em casa alugada, morei com meus filhos e sai.  Eu espero que eles vejam como está minha situação porque não tenho onde morar. Eu fiquei sem nada, destruíram tudo. Mas tenho fé em Deus que eu vou ter onde morar", afirmou.

Matriarca e padrasto agiram juntos

O caso de homicídios em série por envenenamento de membros de uma mesma família, em Parnaíba, no litoral do Piauí, chocou todo o Brasil. Foram oito mortes, em cinco meses, que segundo as investigações, premeditadas por duas pessoas: a matriarca e o padrasto das vítimas, que encontram-se presos. As informações são do delegado Abimael Silva em entrevista ao Domingo Espetacular, da RECORD.


No processo repleto de nuances e reviravoltas, um novo fato se destacou:  a morte de Maria Jocilene da Silva, 41 anos, que mantinha um relacionamento extraconjugal com dona Maria dos Aflitos. Segundo o delegado Abimael Silva, a idosa relatou em interrogatório que tinha a intenção de que a culpa sobre todos os casos fosse direcionada para a última vítima, o que livraria Francisco de Assis da prisão.

Primeiro caso seria um ensaio para a série de mortes; veneno estava no suco das crianças

Ainda de acordo com o delegado, o óbito das duas primeiras crianças, Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, e João Miguel da Silva, de 7 anos, foi uma espécie de ensaio sobre se daria certo eles colocarem em prática as mortes por envenenamento. Eles teriam aproveitado a doação dos cajus para indicar a Lucélia Maria da Conceição como suposta autora do crime. Ela chegou a ser presa, mas foi solta quando o laudo dos frutos deu negativo para contaminação. Ambos teriam colocado a substância no suco das crianças.

  

Os irmãos morreram vítimas de envenenamento no Piauí
Reprodução

   

Comparação a casos de assassinos em série

O delegado destacou o mesmo método utilizado para cometer os crimes. E o entendimento da semelhança com casos de grande repercussão.

  

Vítimas de envenenamento em Parnaíba, litoral do Piauí
TV ANTENA 10/ A10+

   

“Foram crimes de homicídio em série como o mesmo mudos operandi praticados por envenenamento. Desconheço um caso que tenha esse tipo de execução com tantas vítimas em três eventos distintos. Fazendo um paralelo com outros casos, a motivação chega ser comparável a de homicídios intrafamiliar, como o caso da Suzane Von Richthofen. Nesse caso, a motivação que identificamos e a Maria dos Aflitos também falou, e que ela disse que tinha um envolvimento muito forte com o Francisco de Assis, e ele convenceu ela que deveriam ficar só os dois. Mas não para usufruírem de uma herança, mas sim para diminuir as despesas. Uma família pobre que tinha muitas bocas para alimentar”, afirmou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado