Caso Rafael Soares: bandido orquestrou execução de empresário de dentro da cadeia - Polícia
CRIME

Caso Rafael Soares: bandido orquestrou execução de empresário de dentro da cadeia

Segundo delegado, seis suspeitos foram identificados; 4 estão foragidos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Maycon Araújo de Moura, vulgo "Sapão" está sendo apontado pela polícia como suspeito de planejar o assalto que resultou na morte do empresário Rafael Soares, 24 anos. O caso ocorreu no último dia 26 de setembro no bairro Catarina, zona Sul de Teresina. Ele teria orquestrado a execução de dentro da Cadeia Pública de Altos, onde estava recolhido desde o dia 22 de setembro.

  

Caso Rafael Soares: bandido orquestrou execução de empresário de dentro da cadeia
Reprodução

  

Na quinta-feira (06), um suspeito foi apreendido pela PRF. Ele alegou ser menor de idade e integrante da facção criminosa "Bonde dos 40". Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) afirmou que a polícia já identificou seis suspeitos envolvidos no caso, sendo que 2 estão presos e 4 foragidos. O suspeito que afirmou ser menor de idade foi identificado apenas pelas iniciais G.P.D.S, vulgo "Cigano".

"A PRF numa blitz abordou o indivíduo que estava com um carro que foi tomado de assalto em Timon e esse indivíduo é justamente o que efetuou o disparo que causou a morte da vítima [Rafael Soares]. Então esse foi autuado e verificou-se que ele tem dois processos, um como menor e outro como maior. Ele apresentou apenas uma certidão de batismo, não tem outro documento, apenas uma certidão de batismo e foi encontrado dois processos contra ele, menor, e também a data de nascimento, uma de 2002 e outra de 2005. Vamos investigar ainda se ele é de fato menor de idade", explicou Barêtta.

  

Delegado Francisco Costa, o Barêtta
Thracy Oliveira / TV Antena 10

  

O delegado também detalhou que Maycon Araújo, vulgo "Sapão" teria repassado, de dentro da cadeia, todas as informações para os demais criminosos sobre Rafael Soares. Segundo a polícia, o grupo queria o caminhão, o dinheiro e o carro da vítima. O empresário foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência.

"Esse [Sapão] encontra-se recolhido lá na Cadeia Pública de Altos, o outro indivíduo que estava dando apoio logístico às informações necessárias de como seria feito o assalto e os bens que seriam arrecadados. Já foram identificados 6, sendo que 4 estão foragidos e 2 presos. A motivação foi o patrimônio da vítima, eles sabiam que ele tinha um caminhão, carro. Havia toda uma organização para que pudesse ser levado os bens da vítima", explicou Barêtta.

Dinâmica do crime

O delegado Barêtta esclareceu ainda como se sucedeu os fatos que levaram ao assassinato do empresário.

"Havia duas pessoas, uma que abordou, foi exatamente quando a vítima tentou se afastar, e quando ele vê que ele está em fuga. O motorista que era justamente o que se diz adolescente efetua o disparo de dentro do carro. Quem atirou não o foi de fora, foi ele que estava dentro do carro. Inclusive estava pilotando o carro. Quanto essas informações de como era feita esse apoio logístico está no ventre do caderno investigatório. E no momento oportuno nós vamos esclarecer porque falta ainda ser preso alguns indivíduos da quadrilha", disse.

O delegado completou que todos que participaram do crime foram identificados e que a polícia segue em diligências para efetuar a prisão deles. O prazo para finalizar o inquérito é de 10 dias.

Saiba quem era Rafael Soares

Familiares do empresário Rafael Soares de Sousa, 24 anos, relataram à TV Antena 10, no último dia 27 de setembro, que não acreditam na possibilidade de latrocínio contra o jovem. Ele foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência no bairro Catarina, zona Sul de Teresina, na segunda (26).

  

Saiba quem era Rafael Sousa, empresário morto a tiros em Teresina; família pede justiça
Arquivo pessoal

  

Imagens de uma câmera de segurança registraram o exato momento em que Rafael Soares Sousa foi assassinado na porta de casa. O vídeo mostra quando um carro branco, onde estão os assassinos, se aproxima do empresário e o carona desce e efetua alguns disparos. Segundo a família, Rafael era solteiro e trabalhava no ramo de transporte de bovino, trazendo animais do Pará, Maranhão para Teresina.

Calleb Soares, tio de Rafael, contou à TV Antena 10 que a família não crê em um simples assalto. Ele citou que o jovem trabalhava desde os 15 anos de idade e era bastante querido por todos.

Entenda o caso

Imagens do circuito de segurança mostram o exato momento em que o empresário Rafael Soares, de 24 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. No vídeo, um carro branco aparece próximo à residência da vítima e ao perceber a presença do empresário, homens desceram do veículo e anunciaram o assalto.

  

Empresário Rafael Soares já estava sendo monitorado por criminosos, afirma delegado Barêtta
Reprodução

  

O empresário ainda tentou escapar, mas o carro foi até a esquina e cercou o empresário que foi morto segundos depois. O crime aconteceu no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, na tarde desta segunda-feira (26).

Rafael Soares foi atingido com um tiro nas nádegas, que atravessou o abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma unidade Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.

Matérias relacionadas:

Caso Rafael Soares: adolescente suspeito de envolvimento em assassinato é capturado pela PRF

Empresário Rafael Soares já estava sendo monitorado por criminosos, afirma delegado Barêtta

Saiba quem era Rafael Soares, empresário morto a tiros em Teresina; família pede justiça

Empresário é morto a tiros durante assalto na zona Sul de Teresina

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado