Coordenador de Segurança anuncia criação do Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil de Teresina - Polícia
SEGURANÇA

Coordenador de Segurança anuncia criação do Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil de Teresina

A apresentação oficial da nova equipe acontecerá durante a programação do aniversário de Teresina, celebrado em 16 de agosto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Danúbio Carvalho, coordenador de Segurança Pública de Teresina, anunciou a criação do Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil, o ROMU, na capital. A informação foi dada em primeira mão no Balanço Geral Manhã, da TV Antena 10, na manhã desta sexta-feira (14).

Ao A10+, o gestor explicou como será a atuação do novo grupamento. "Esse grupamento especializado vai passar mais sensação de segurança para a população teresinense. Como por exemplo, com uma atuação reforçada no Centro de Teresina, dando proteção instituições financeiras, podendo contribuir também dando apoio à Polícia Civil em combate direto às próprias situações de facções, pois será feito um treinamento totalmente diferenciado. Serão bem preparados", disse Danúbio Carvalho.

 

Danúbio Carvalho, coordenador municipal de Segurança Pública
Renayra de Sá/ A10+ 

 

O edital, que será divulgado hoje (14), será interno, voltado apenas para os guardas da instituição, com pelo menos 20 vagas. "Após a seleção desses guardas voluntários, eles passarão por avaliação médica e física, e depois farão um treinamento de nivelamento e com armas longas, farão um estágio e a atuação dever ser iniciada a partir de final do mês de agosto", destacou.

A apresentação oficial da nova equipe acontecerá durante a programação do aniversário de Teresina, celebrado em 16 de agosto.

"Será uma nova equipe com uniformes e viaturas caracterizadas, que a população vai até achar diferente, mas logo verá que faz parte da nossa GCM, que já faz um excelente trabalho em Teresina, mas diante da quantidade de tempo de atuação, já era necessária a instalação desse grupo especializado para termos uma intensificação das nossas ações", disse.

A GCM de Teresina já conta com Motopatrulhamento, Guarda Maria da Penha e Guarda Ambiental.

Aplicação de multas

O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que guardas municipais podem impor multas e fiscalizar o trânsito das cidades. A Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil (AGTBrasil) havia pedido a declaração de inconstitucionalidade da Lei Federal 13.022/2014.

Danúbio explica que a Corte apenas convalidou, o que já existia em Lei Federal. A GCM pode atuar na aplicação de multas desde que haja um acoordo de cooperação com a Secretaria de Trânsito.

"Em Teresina, há um entendimento de que a Strans tem capacidade de fazer essa aplicação de multas, mas se o secretário considerar, que seria importante a contribuição da GCM, após acordo de cooperação e treinamento, a GCM estaria apta a fazer esse serviço. Nos municípios onde não existe secretaria de trânsito, a guarda já faz esse serviço", explicou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado