Entenda como prisão de traficante homicida deu origem à operação Rota Caipira no PI, SP e MS - Polícia
NOVOS DETALHES

Entenda como prisão de traficante homicida deu origem à operação Rota Caipira no PI, SP e MS

Somente no Piauí, nove pessoas foram presas na ação policial deflagrada nesta terça-feira (27)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência SSP-PI, explicou que a operação ‘DRACO-96 Rota Caipira’, deflagrada nesta terça-feira (27) no Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul, se deu início após a prisão de um homem identificado apenas como Laércio, em outubro do ano passado. Após sua captura, investigações iniciaram com o intuito de desarticular esquema nacional de tráfico de drogas em uma rota conhecida como ‘Rota Caipira’. No Piauí, 9 pessoas foram presas, duas fugiram e 1 suspeito acabou morrendo.

“Ele é um traficante homicida de Campo Maior, que após cumprir pena no Piauí ele se vinculou a uma organização criminosa de São Paulo. A gente obteve informações sobre compra de droga na fronteira do Brasil, no Mato Grosso do Sul. A logística para a subida dessa droga até o Sudeste; parte dessa droga dali já sai pra o porto de Santos e uma outra parte sobe até estados do Nordeste, onde ela vai ter um consumo final e também destino pra regiões de portos. Esse caminho é conhecido como rota caipira”, explicou o delegado.

  

Operação DRACO-96 Rota Caipira foi deflagrada nesta terça (26) SSP-PI

   

O delegado contou que diversas pessoas no Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão envolvidas nesse esquema de tráfico e lavagem de dinheiro através de empresas de fachada. Cada pessoa atua em um núcleo organizado e ao todo, 18 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento nesses três estados.

“Então a partir desse trabalho num curto espaço de tempo a gente identificou três núcleos criminosos. Um núcleo de pessoas residentes no Piauí, que compram essa droga pra distribuir em bocas de fumo, especialmente das cidades de Teresina e Campo Maior. Um núcleo de operadores logísticos que ficou em São Paulo nas cidades de Osasco e Carapicuíba. E o núcleo de operadores financeiros que recebeu os valores de compra de droga no Mato Grosso do Sul, na cidade de Corumbá”, disse o delegado Anchieta Nery.

  

Delegados Charles Pessoa e Anchieta Nery Jade Araújo/ A10+

   

Como explicou o delegado, 18 mandados de prisão foram expedidos nos 3 estados; 15 deles foram cumpridos. Para o Piauí foram expedidos 12 mandados de prisão: 9 foram cumpridos, duas pessoas fugiram e uma morreu.

“São pessoas envolvidas no crime violento, então dos 18 alvos a gente conseguiu executar 15 prisões, uma delas não ocorreu porque um dos nossos investigados entrou em confronto com a Polícia Militar na cidade de Campo Maior na semana passada e acabou indo a óbitos. Esse era responsável pela execução de alguns homicídios na cidade de Campo Maior. E um dos presos na data de hoje, o Wesley, é conhecido da Polícia Civil e Militar na região por ser investigado como responsável intelectual de algumas desses homicídios”, finalizou o delegado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado