Filhos do ex-deputado Fernando Monteiro são soltos pela justiça no Piauí; MP não apresentou denúncia - Polícia
DECISÃO

Filhos do ex-deputado Fernando Monteiro são soltos pela justiça no Piauí; MP não apresentou denúncia

Os investigados foram presos em uma operação do Denarc. Decisão foi proferida no último dia 5 de junho pela Central de Inquéritos de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, determinou a soltura de Fernando Alberto de Brito Monteiro FIlho e Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, filhos do ex-deputado Fernando Monteiro, que haviam sido presos durante uma operação deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) contra o tráfico de drogas, em abril deste ano. A decisão foi proferida no último dia 5 de junho. 

Além disso, a deliberação também concedeu a liberdade da médica Brenda Damasceno Resende Correia, Hiagor Tomas Rocha, Tarciano Damasceno Ferreira, Cleiton Mikael Dias Sousa e Jose Afonso de Moura dos Santos, presos suspeitos de envolvimento com o esquema criminoso de comercialização de entorpecentes. 

  

Filhos do Fernando Monteiro presos durante operação no Piauí; um deles já havia sido preso em 2023
Reprodução
   

De acordo com o magistrado, a decisão surgiu após o Ministério Público do Piauí, através da promotora Micheline Ramalho Serejo, se manifestar no sentido de não ter mais interesse na medida, pela ausência de provas que comprovem o envolvimento dos indiciados. Além disso, o próprio MP não apresentou a denúncia contra os investigados.  

“No presente caso, não há elementos suficientes de autoria que relacionem os investigados aos delitos em apuração, uma vez que o Ministério Público responsável pela ação penal requereu a soltura dos investigados, por ausência de elementos suficientes de autoria aptos a ensejar a medida extrema., além de não ter oferecido denúncia em face dos investigados”, destaca a decisão. 

Com isso, o juiz revogou a prisão do grupo, ‘por ausência de elementos suficientes de autoria aptos a ensejar a medida extrema’. 

Já contra o DJ Francisco Kaio Agostinho, suspeito de liderar o tráfico de drogas sintéticas em Teresina, o Ministério Público apresentou a denúncia. Além dele, Marcelo Diego de Andrade e Felipe Alves Aguiar do Nascimento permanecem presos preventivamente.

 

Esquema de venda de drogas envolvia diversas pessoas
TV Antena 10

   

 O DJ era o principal articulador do tráfico de sintéticos na capital, com a distribuição das drogas em boates e festas em Teresina e Parnaíba, além de pontos ligados a prostituição.

A operação cumlimou na prisão dos filhos do ex-deputado Fernando Monteiro. Um deles, Lauro Alberto, já havia sido preso, em maio de 2023, envolvido em um esquema criminoso de estelionato por meio de pedidos de comida a restaurantes na capital piauiense. Na época, ele e o grupo geraram um prejuízo de mais de R$ 8 mil.

A operação

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) deflagrou a Operação 17 em abril deste ano, para minar o esquema de circulação de drogas sintéticas entre os estados do Piauí e Ceará. De acordo com o delegado Samuel Silveira, o grupo, do qual os filhos do ex-deputado fazia parte, tinha um esquema bem segmentado. 

"Ela tem por finalidade dar cumprimento a uma investigação do estado do Piauí com o estado do Ceará. Uma operação com 10 mandados de prisão. Acabei de receber a informação que em Parnaíba foram encontradas muitas embalagens de droga sintética e outras drogas. Aqui em Teresina eram seis mandados de prisão, conseguimos dar cumprimento em dois, infelizmente duas pessoas que são filhos de ex-deputado e uma médica que se encontra foragida e um DJ", disse o delegado à TV Antena 10.

A investigação teve início a partir de uma apreensão de drogas sintéticas que aconteceu no Ceará há cerca de 3 meses. As drogas, de acordo com a polícia, seriam transportadas de Minas Gerais para o Ceará e, de lá, para o Piauí. Ainda segundo a PC-PI, os entorpecentes eram distribuídos em Teresina e em Parnaíba, no litoral do estado.

Com o aprofundamento das investigações, juntada de interrogatórios, ofícios de cumprimento das medidas supramencionadas, em 16 de maio de 2024, a autoridade policial indiciou a médica Brenda Damasceno Resende Correia, Francisco Kaio Agostinho, Marcelo Diego de Andrade, Felipe Alves Aguiar do Nascimento, Hiagor Tomaz Rocha, Tarciano Damasceno Ferreira, Cleiton Mikael Dias Sousa, Fernando Alberto de Brito Monteiro Filho e José Afonso de Moura dos Santos pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, e Lauro Alberto Cavalcante Monteiro pelo crime de fraude processual.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A LINGUAGEM NEUTRA?

ver resultado