JJ nega liderança de facção criminosa e afirma que era apenas fornecedor de drogas no Piauí - Polícia
POLÍCIA

JJ nega liderança de facção criminosa e afirma que era apenas fornecedor de drogas no Piauí

Segundo a polícia, ele criou o Comando Vermelho; prisão ocorreu na semana passada


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Jorge Florencio Viana Júnior, preso na última sexta-feira (28) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) sob suspeita de fundar a facção Comando Vermelho no Piauí, negou, durante depoimento à polícia, que faria parte de qualquer facção criminosa no estado.

JJ contou em seu depoimento que fazia parte da facção criminosa Família do Norte no Amazonas, mas que a mesma foi destruída pelo Comando Vermelho. Em vídeo, obtido pelo A10+, JJ negou participação em qualquer facção criminosa dentro do Piauí e que apenas fornecia drogas para organizações criminosas, entretanto deu diversos detalhes para a polícia sobre o funcionamento do Comando Vermelho no Piauí.

  

JJ negou fazer parte do Comando Vermelho, mas detalhou funcionamento dentro da organização criminosa
Reprodução

   

“Eu sou apenas um fornecedor de entorpecentes no qual eu convivo na linha entre as facções e faço negócio com os caras. Forneço para o Bonde dos 40, PCC e outras pessoas que não são envolvidas”, falou.

JJ foi preso suspeito de liderar o Comando Vermelho, mas para os policiais alegou que na verdade teria problemas com essa facção. “Eu tenho problema com o Comando Vermelho, uma guerra com eles. Eles tentaram me me matar, mataram meu amigo Ivan, tentaram dar um golpe nele, roubaram jóias, mataram a irmã dele. O Comando Vermelho é uma facção que mata muitas pessoas inocentes e isso não é da minha índole”, disse. 

Desaparecimento e crime em Piripiri

De acordo com JJ, ele veio ao Piauí por conta de um convite de um amigo chamando Ivan Veras, que segundo ele era um dos líderes do Comando Vermelho. Ivan está desaparecido desde maio de 2021. Ele disse que Ivan foi morto pelos seus cunhados, irmãos de sua esposa; segundo JJ, eles foram mandantes do crime. JJ falou ainda que a sogra de Ivan seria quem agora comanda a facção criminosa Comando Vermelho.

JJ falou ainda sobre a morte de Kariane Veras, irmã de Ivan que foi executada a tiros em maio de 2022, em Piripiri. Segundo ele, a mulher estaria brigando pelo dinheiro deixado por seu irmão. “A morte da Kariane se ocasionou porque ela tinha contato comigo e estava brigando pela herança do Ivan. O Ivan tinha posto de gasolina, era milionário, tinha mercadinhos e casas de aluguel. Ela estava brigando com a Bruna pela herança e eles [cunhados de ivan] resolveram mandar matar ela”, relatou.

  

DRACO prende JJ, suspeito de fundar facção Comando Vermelho no Piauí
divulgação / SSP-PI

   

Ainda durante depoimento Ivan detalhou quem seriam os mandantes e os executores dos assassinados de Ivan e Kariane. Ele ainda detalhou sobre membros da facção Comando Vermelho, seus papéis dentro da organização criminosa e ainda sobre como o grupo lavava dinheiro na cidade de Piripiri.

JJ era procurando desde uma operação deflagrada há cerca de três anos na região Litoral do Piauí. Ele contou que fugiu da ação policial, não foi capturado e ficava transitando entre o Piauí e o Maranhão desde então.

Entenda o caso

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou uma operação para dar cumprimento a três mandados de prisão contraJorge Florencio Viana Júnior, conhecido como JJ, fundador da facção criminosa comando vermelho - CV no estado do Piauí. A ação foi realizada na última sexta (28), mas só foi divulgada nessa segunda (01).

JJ, que é natural do estado do Amazonas, ex-líder da facção Família do Norte-FDN do Amazonas, é um dos maiores fornecedores de entorpecentes do Piauí e responsável por diversos homicídios no litoral e demais cidades da região Norte do estado. O preso estava foragido das justiças do Piauí, Ceará e Amazonas, jurisdições onde responde por diversos crimes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado