Menor suspeito de integrar facção entrega criminosos que atacaram equipe da TV Antena 10 - Polícia
AÇÃO POLICIAL

Menor suspeito de integrar facção entrega criminosos que atacaram equipe da TV Antena 10

O repórter cinematográfico Cipriano Alves chegou a levar uma coronhada de um dos bandidos durante o crime


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h13)

Um adolescente foi apreendido no início da tarde desta sexta-feira (13) em Teresina após, segundo a polícia, entregar os criminosos que atacaram uma equipe da TV Antena 10, afiliada à Record TV no Piauí, nesta manhã. Pelo menos quatro bandidos participaram do caso. 

O A10+ apurou que o menor (foto abaixo com arma de fogo) seria integrante do Bonde dos 40 e que, durante a apreensão, estava armado. A polícia segue em diligências na tentativa de localizar e prender os envolvidos com o caso. O adolescente não teria envolvimento com este crime, mas, segundo a polícia, conhece os criminosos que realizaram arrastões na capital nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13). 

  

Menor suspeito de integrar facção entrega comparsas que atacaram equipe da TV Antena 10 Reprodução / A10+

   

Durante a ação, um dos bandidos atingiu o cinegrafista Cipriano Alves com uma coronhada. Ele estava na companhia do repórter Thonny Black dentro do carro da emissora, a caminho de um ao vivo para o Balanço Geral Manhã, quando ambos foram surpreendidos pelos bandidos. 

A TV Antena 10 apurou ainda que os criminosos fizeram, pelo menos, 10 vítimas na manhã desta sexta-feira (13) violenta em Teresina. Eles realizaram diversos assaltos e roubos na região após atacar a equipe da emissora.

“Aparentemente ele não está envolvido nessa situação de hoje, mas reconhece os indivíduos e também faz parte dessas facões, que se alojaram em Teresina desde 2018... eles conhecem um ao outro”, disse o delegado Odilo Sena à TV Antena 10. Ele reforçou ainda que a polícia está atuando de forma integrada para prender os bandidos o mais rápido possível.

Entenda o caso

Uma equipe de reportagem da TV Antena 10, afiliada à Record TV no Piauí, foi alvo de criminosos na manhã desta sexta-feira (13) em Teresina. O repórter cinematográfico Cipriano Alves chegou a levar uma coronhada de um dos bandidos durante a tentativa de assalto. O caso foi registrado nas proximidades da emissora, localizada no bairro Monte Castelo.


A equipe estava a caminho de um ao vivo para o Balanço Geral Manhã quando foi surpreendida por tiros de quatro assaltantes. Um tiro disparado contra o carro de reportagem da TV Antena 10 passou de raspão pelo cinegrafista, que estava na direção. O repórter Thonny Black estava dentro do carro, mas não foi atingido pelo disparo. Ele abriu a porta do carro e se jogou para o lado de fora do veículo. 

"Três indivíduos em duas motocicletas estavam fazendo arrastão aqui pela Eurípedes de Aguiar. Ao chegar ao local nos deparamos com a situação de que já havia roubado a equipe, inclusive com tiros, mas os disparos não acertaram. Eles atingiram o motorista com coronhada. A Polícia Civil já está aqui e vamos entrar em diligências para prender os indivíduos nas próximas horas", disse o capitão Paulo Roberto à TV Antena 10.

Imagens de uma câmera de segurança, obtidas pelo A10+, mostram o exato momento em que a equipe da TV Antena 10 foi alvo de tiros dos assaltantes.


Nas imagens é possível ver eles parando ao lado do carro da emissora, logo depois de atirarem. O disparo passou de raspão pelo repórter cinematográfico Cipriano Alves, que estava na direção, e o repórter Thonny Black estava no banco ao lado.

Ao A10+ o sargento Teixeira afirma que a polícia já localizou outro veículo roubado pelos criminosos. Desde a tentativa de assalto contra a equipe da TV Antena 10, o grupo segue realizando assaltos na zona Sul, sempre com a abordagem violenta e abandonado os veículos minutos depois. 

"Pela placa a gente constatou que é o veículo subtraído, roubado de forma violenta por esses elementos. A vítima, pelo fato de ter sido abordada com certa violência, deu todas as características que as nossa viaturas, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, estão tentando identificar. Esse carro foi roubado após a fuga da abordagem violenta que fizeram da equipe de reportagem. Aqui eles abandonaram e saíram. Estamos buscando imagens de câmeras para localizar. Acho que por causa dos eventos de hoje eles estão querendo dinheiro, mas vamos localizar eles", disse. 

A TV Antena 10 lamentou profundamente o caso e está prestando toda assistência aos profissionais da casa. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram nota de solidariedade à equipe da emissora. 

Confira a nota:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam solidariedade a equipe de reportagem da Antena 10, emissora de tv afiliada da Record no Piauí, alvo de bandidos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, (13), em Teresina, ao tempo que cobram ações de combate ao crime às autoridades públicas. Além de repudiarem veementemente a violência contra profissionais de imprensa no exercício do jornalismo como atos criminosos, desse tipo, sofrido pelos jornalistas.

A ação criminosa ocorreu por volta de 7h com o repórter, Thonny Black, e o repórter cinematográfico, Cipriano Alves, nas proximidades da emissora, localizada no bairro Monte Castelo, zona sul da Capital. Os bandidos chegaram a atirar contra os profissionais, que não foram atingidos.

Pelos fatos relatados, a equipe de reportagem iria fazer uma transmissão ao vivo para o Programa Balanço Geral Manhã, quando foi abordada por três bandidos, que anunciaram o assalto. O repórter cinematográfico, Cipriano Alves, estava na condução do carro da TV e foi agredido com uma coronhada na cabeça. Já Thonny Black desceu de imediato do veículo e teve o celular roubado durante a ação.

A violência sofrida pela equipe de reportagem da TV Antena 10, vítima de bandidos armados, é apenas uma mostra de como a sociedade brasileira, em particular a piauiense e teresinense, vive no país à mercê de segurança pública, embora sabemos dos esforços das autoridades de segurança pública em aparelhar as polícias (Civil, Federal e Militar) para combater o crime. Não basta apenas isso, armar e aparelhar as polícias, contudo, é preciso implementar políticas públicas e sociais visando diminuir as desigualdades sociais.

O Sindjor-PI e a Fenaj cobram e acreditam que às autoridades piauienses adotem providências mais enérgicas no combate à criminalidade no Piauí, principalmente, em Teresina onde ações de bandidos atormentam dia a dia a vida dos cidadãos e cidadãs trabalhadores e trabalhadoras, que saem de casa todos os dias para garantir o sustento de si e familiar.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado