Polícia Civil do Piauí participa de operação que prendeu policiais que roubavam drogas apreendidas - Polícia
ESQUEMA CRIMINOSO

Polícia Civil do Piauí participa de operação que prendeu policiais que roubavam drogas apreendidas

Drogas eram roubadas e substituídas por areia, gesso ou isopor; material era repassado para traficantes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Civil do Piauí participou da Operação Efialtes, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso e que cumpriu na manhã desta quarta-feira (07) 102 ordens judiciais. A ação policial tinha como objetivo investigar a violação de lacres e troca de entorpecente apreendidos pela polícia.

De acordo com a polícia, as investigações iniciaram há aproximadamente oito meses, após a Corregedoria-Geral da Polícia Civil receber a notificação de que durante uma incineração de drogas realizada pela Delegacia Especializada da Fronteira (Defron), em abril deste ano, em Cáceres (MT), foi constatada a violação de lacres das embalagens onde estavam drogas apreendidas pela polícia. Em alguns envelopes houve a substituição de parte do material apreendido por areia, isopor e gesso.

  

Operação foi deflagrada em diversos estados do país
Divulgação
   

Segundo a investigação, ficou constatada a participação de policiais civis e auxiliares que subtraíam as drogas apreendidas e armazenadas pela polícia. Além deles foram identificados traficantes responsáveis pelos transportes dos entorpecentes e pessoas que lavavam dinheiro através de empresas ou laranjas.

No Piauí, foram cumpridos quatro mandados de prisão, seis mandados de busca e apreensão e dois veículos foram apreendidos. Na operação ao total foram cumpridos 39 mandados de prisão preventiva, 59 buscas e apreensões, quatro ordens de suspensão de atividades econômicas de empresas utilizadas para realizar a lavagem de dinheiro, bloqueio de R$ 25 milhões, sequestro de 14 veículos e quatro imóveis e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

  

Operação prendeu policiais, traficantes e pessoas que lavavam dinheiro para o grupo
Divulgação
   

Os entorpecentes pegos pelo grupo criminoso eram enviados para Uberlândia (MG), Maranhão e Piauí. Empresas de Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins foram utilizadas para lavar dinheiro.

"A operação demonstra caráter republicano da Polícia Civil de garantir a integridade pública da instituição, investigando e responsabilizando seus integrantes, bem como verticalizando as investigações para desarticular uma organização criminosa interestadual", disse o corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado