📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Atualizado às 07h59
A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Justiça do Piauí deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), uma operação com objetivo de prender monitorados eletronicamente suspeitos de descumprirem medidas cautelares. A ação policial ocorre nas cidades de Teresina e Timon, e já prendeu 10 pessoas até o momento.
De acordo com informações da polícia, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão contra indivíduos reincidentes em crimes de tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo majorado e associação criminosa.
Ainda segundo a polícia, os alvos da operação eram pessoas que descumpriam medidas frequentando locais proibidos e circulando em horários não autorizados.
“O principal objetivo da Operação ‘Pacto Pela Ordem’ é fortalecer a integração entre os órgãos de segurança e justiça no combate à criminalidade, garantindo a responsabilização de monitorados que violam decisões judiciais e contribuindo para aumentar a efetividade das medidas cautelares e a sensação de segurança da população”, destacou o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta.
Em entrevista à TV Antena 10, a gerente de central de monitoramento da Sejus, Rayana Moura, disse que os presos devem passar por audiência de custódia, e que nesses casos, eles podem ter regressão de regime e ser encaminhados ao sistema carcerário.
"O que pode acontecer é prisão, como tivemos agora, as prisões preventivas, regressão do regime, nós temos presos provisórios monitorados e sentenciados também. Aqui estamos querendo mostrar para toda a sociedade e para os monitorados que o sistema de monitoramento funciona, sim e, a partir de agora, a Polícia penal em parceria com a Polícia civil vai intensificar essas fiscalizações e essa repressão aos descumpridores", detalhou.
As pessoas presas foram levadas pelas autoridades para os procedimentos necessários ao caso.
Fonte: Portal A10+