Polícia deflagra operação que investiga invasão ao sistema do TJ-PI; bloqueios bancários e ordens judiciais falsas foram realizados - Polícia
POLÍCIA

Polícia deflagra operação que investiga invasão ao sistema do TJ-PI; bloqueios bancários e ordens judiciais falsas foram realizados

Alvo, segundo a polícia, acessou as credenciais institucionais de um juiz


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Civil deflagrou a Operação Hard Reset, com foco no combate a crimes cibernéticos graves relacionados à invasão de sistemas judiciais protegidos no Piauí.

A operação, iniciada nessa terça-feira (05), investiga a invasão das credenciais institucionais de um juiz do Tribunal de Justiça do Piauí, que foram utilizadas indevidamente para realizar bloqueios bancários fraudulentos e emitir ordens judiciais falsas.  Com base nos indícios apresentados em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público, a Central de Inquéritos de Teresina autorizou as medidas judiciais.

  
Polícia deflagra operação que investiga invasão ao sistema do TJ-PI; bloqueios bancários e ordens judiciais falsas foram realizados Divulgação
 
 
 

"O criminoso invadiu sistemas como o Banco Nacional de Mandados de Prisão e Sibasjud, que é o sistema de bloqueio de bens e valores realizados por magistrados. Isso mostra a capacidade da Polícia Civil do Piauí em combater esse crime complexo e integração a nível interestadual", detalhou o delegado Yan Brayner. 

Diante das apurações, foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão no município de Itumbiara, em Goiás, como parte de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa com articulação interestadual.

"A Operação Hard Reset visa identificar e responsabilizar os envolvidos na invasão de dispositivos institucionais, que comprometeram a integridade de sistemas públicos e representaram risco direto à ordem pública.  O nome da operação faz referência ao termo da tecnologia “hard reset”, que significa restaurar um sistema ao seu estado original, simbolizando o objetivo da operação de recuperar a segurança e a confiabilidade dos sistemas atacados", explicou a PC. 

A ação integra as estratégias do programa Pacto pela Ordem e foi realizada por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Diretoria de Inteligência da PCPI (DIPC), com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Fonte: Portal A10+ com informações da SSP-PI


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL EDITORIA VOCÊ GOSTA DE ACOMPANHAR NO A10CAST?

ver resultado