📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou no último sábado (11) uma ação de resgate de animais silvestres no povoado Ema, zona rural do município de José de Freitas. Durante a operação, foram apreendidas cerca de 25 aves silvestres e três cutias.
Entre as espécies encontradas estavam galo-de-campina, sabiá, canário, papa-capim, bigode, pipira e trinca-ferro. A equipe fazia o policiamento rural, atividade rotineira do CPA na região metropolitana de Teresina, quando localizou os animais em algumas residências da localidade.
De acordo com o sargento Gomes, que comandou a guarnição, o flagrante ocorreu durante o patrulhamento na zona rural. “Nos deparamos com diversos animais silvestres, cerca de 25 aves, e também, durante o deslocamento, percebemos um indivíduo que, ao avistar a viatura, fugiu para o mato e deixou um volume para trás. Dentro dele havia três cutias e algumas armadilhas”, relatou o policial.
Todos os animais foram devolvidos ao seu habitat natural após o resgate. A Polícia Militar reforça que manter ou comercializar espécies silvestres é crime ambiental, passível de multa e prisão, conforme a Lei nº 9.605/1998.
Fonte: Portal A10+ com informações da Polícia Militar do Piauí