Policial se apresenta como autor do disparo que matou idosa em Teresina; vídeo mostra ação - Polícia
CRIME

Policial se apresenta como autor do disparo que matou idosa em Teresina; vídeo mostra ação

A suspeita é que policial reagiu a tentativa de assalto e efetuou disparos contra os bandidos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um policial civil se apresentou à Central de Flagrantes como autor do disparo que vitimou a idosa Maria de Jesus, de 67 anos, na noite dessa quinta-feira (13), no Parque Itararé, na zona Sudeste de Teresina. À TV Antena 10, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, afirmou que o policial prestou depoimento e o caso será apurado. Maria de Jesus foi atingida por disparo na região da axila esquerda. 

O disparo aconteceu após uma tentativa de assalto ao policial que perseguiu os criminosos. O delegado relatou que será realizado o exame de microcomparação balística para determinar de onde partiu o tiro. 

  

Policial se apresenta como autor do disparo que matou idosa em Teresina; vídeo mostra ação Reprodução

   

"O que consta no relatório apurado é que, por volta das 20h30, uns indivíduos em uma moto tentaram assaltar uma pessoa, não conseguiram e saíram em fuga e essa pessoa correndo atrás, seguindo. Em dado momento essa pessoa efetuou o disparo contra os indivíduos que infelizmente atingiu essa senhora que foi levada ao hospital, mas não resistiu. Ele está identificado, trata-se de um policial civil que se apresentou à Central de Flagrantes e esclareceu os fatos", afirma o delegado.

A idosa estava na calçada de casa quando sofreu o disparo de arma de fogo. O caso agora será encaminhado ao núcleo de feminicídio da Polícia Civil. A investigação deve apontar de onde partiu o disparo, já que existem outros envolvidos no crime. 

"Na realidade nós temos que apurar. Estamos diante de um fato concreto que certamente a delegada Natalia vai apurar ouvindo pessoas, vai fazer as pericias necessárias e a gente vai verificar se realmente o projétil saiu da arma do policial. Vamos ver também qual era o estado que ele se encontrava para agir em legítima defesa em si, porque pelo que consta ele foi vítima do assalto. Agora será apurado para saber se houve essa legítima defesa ou se houve excesso culposo por parte desse policial", explica o delegado.

Um vídeo obtido pelo A10+ mostra o exato momento que os criminosos param e abordam a vítima que estava sentada. Segundo depois, acontece o disparo, mas a câmera não mostra quem de fato efetuou. Na sequência, o policial aparece nas imagens e efetua disparos contra os bandidos que fugiram. 

Família revela surpresa após disparo 

A família de Maria de Jesus realizou na manhã desta sexta-feira (14) o velório, no bairro Parque Itararé, zona Sudeste de Teresina. Nildes de Sousa Passos, filha da vítima, e a neta, Maria Vitória Passos Lima, estavam em casa quando tudo aconteceu. Elas narram que não imaginavam que Maria de Jesus tivesse sido atingida por um tiro. As duas são de Brasília, mas estavam em Teresina visitando a vítima. 

"O movimento estava normal. Os vizinhos também sentados na porta. Ouvimos o barulho. Eu imaginei que fosse uma bomba, alguma coisa, nunca imaginei que fosse um tiro. Quando ela se levantou já foi gritando ai meu Deus e caiu do lado. Pensamos que ela tinha gritado porque tinha se assustado, não imaginamos que tivesse levado um tiro. Do jeito que ela caiu, ficou", relata Nildes Passos, filha da vítima à TV Antena 10. 

  

Neta e filha de idosa atingida por disparo pedem justiça
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

"Quando estávamos sentada aqui, no momento do susto, passaram dois caras em uma moto. Foi muito rápido, o meu foco desviou deles para ela. Foi o momento que ela disse "ai meu Deus", ai eu falei "calma, vó", só pelo susto, achando que ela estava assustada. Ai ela caiu no chão. Eu tentando acudir ela, mas não tinha mais jeito", disse a neta Maria Vitória, emocionada. 

No velório, a família também revelou indignação com o caso e espera que a justiça seja feita. 

"Eu espero justiça. Eu não moro aqui, mas pelo fato das pessoas, dos moradores, não tem segurança. Isso vai acontecer até quando? Com quantas pessoas que não podem sentar na porta da sua casa? Eu acho uma falta de respeito muito grande. Eu não consigo nem falar mais nada", afirma a filha da vítima. 

  

Idosa morreu após ser atingida por disparo de arma de fogo na porta de casa Reprodução

   

"Quando os policiais vieram pedir o relatório, eles estavam mais preocupados com o bandido do que com o policial que foi quem atirou. é isso que deixa a gente chateado porque se foi ele que acabou matando a nossa vó porque que eles não se preocuparam. Muito triste. Minha vó não fazia mal a ninguém. Chegamos de viagem não tem nem cinco dias", completa a neta. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado