"Se estivesse preso não teria ceifado a vida do Maia", diz comandante sobre suspeito morto - Polícia
EM TERESINA

"Se estivesse preso não teria ceifado a vida do Maia", diz comandante sobre suspeito morto

O sargento André Maia foi morto a tiros na Avenida dos Ipês; quatro suspeitos foram presos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O comandante-geral da Polícia Militar no Piauí, Scheiwann Lopes, em entrevista na manhã desta quinta-feira (27), no Balanço Geral Manhã, comentou sobre a captura dos quatro suspeitos de participação do assassinato do sargento André Maiae da morte de um deles que, segundo a polícia, reagiu à prisão e trocou tiros com os agentes. Ele contou que Francisco Ivan chegou a ser preso em julho deste ano, mas foi solto pela justiça. 

  

"Se estivesse preso não teria ceifado a vida do Maia", diz comandante sobre suspeito morto
TV Antena 10 

   

De acordo com o comandante, todos os esforços foram tomados para encontrar os suspeitos do crime o mais rápido possível. O PM foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (26) e no início da tarde do mesmo dia quatro suspeitos já haviam sido identificados e presos.

"Em menos de 12 horas todo mundo foi identificado e preso. Ainda nessa noite a inteligência identificou o quinto homem que estava faltando e que foi apontado pelos quatro outros suspeitos como autor do disparo. Foi montado um cerco com o BOPE, RONE e inteligência", relatou.

Scheiwann Lopes, entretanto, teceu críticas em relação ao sistema que condena tais suspeitos. De acordo com o comandante, em julho um dos suspeitos que assassinou André Maia foi preso, mas em seguida solto. "Estamos fazendo nosso papel, mas agora em julho esse Ivan [suspeito de assassinar o PM Maia] foi preso com um comparsa com arma de fogo. Se ele estivesse preso ele não teria ceifado a vida do Maia", contou.

  

Suspeitos de envolvimento na execução de sargento da PM são presos em Teresina
Reprodução

   

Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior, de 22 anos, é o 5º suspeito de matar e roubar a arma do sargento da PM. Ele morreu após troca de tiros com guarnições da Polícia Militar na madrugada deste quinta-feira (27).

O comandante ainda fez um balanço sobre a atuação da Polícia Militar no Piauí e afirmou que, por conta do maior número de policiais nas ruas, o número de ocorrências diminuiu em relação ao ano passado.

"Ano passado com a pandemia asseverada, com mais pessoas em casa, mesmo assim a PM atendeu mais de 83 mil ocorrências. Esse ano, com a vida voltando ao normal, a PM atendeu menos de 78 mil ocorrências. Isso não significa que a PM trabalhou menos e sim que evitamos ocorrências. Aumentamos o efetivo em mais de 1000 homens, em mais de 40% em relação ao ano passado. Apreendemos mais armas, drogas, aumentamos o número de prisões", finalizou.

Entenda o caso

O terceiro sargento André Freitas Maia, de 41 anos, foi assassinado quando pilotava sua motocicleta. O policial estava fardado e usava um colete à prova de balas quando foi baleado. Ele voltava para casa após participar da Operação Metraton, uma ação de policiamento preventivo da Polícia Militar em que são feitas blitzen e fiscalizações pela capital, quando foi surpreendidos pelos criminosos.  Os bandidos chegaram a levar a arma do policial.

  

Sargento da PM é morto a tiros e tem arma roubada na zona Sudeste de Teresina
TV Antena 10

   

Matérias relacionadas:

Sargento da PM é assassinado e tem arma de fogo roubada em Teresina

Suspeitos de envolvimento na execução de sargento da PM são presos em Teresina

5º suspeito de matar sargento morre em troca de tiros com a PM em Teresina

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado