Segurança pede prisão de pessoas com tornozeleira que descumprirem ordem durante o Carnaval no PI - Polícia
MEDIDA

Segurança pede prisão de pessoas com tornozeleira que descumprirem ordem durante o Carnaval no PI

Segundo a SSP-PI, a ação tem o objetivo de proteger os cidadãos e garantir segurança e tranquilidade aos foliões


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As Secretarias de Justiça (Sejus) e de Segurança Pública (SSP-PI) se reuniram nesta quarta-feira (01) e encaminharam ao Poder Judiciário uma solicitação para que a Polícia Militar prenda todas as pessoas que usam tornozeleira eletrônica que descumprirem ordem judicial e circularem em festas em todo o estado.

Segundo a SSP-PI, a monitoração dos usuários da tornozeleira eletrônica será intensifica durante este mês de fevereiro, em especial nos dias que acontecem as prévias carnavalescas e durante o carnaval.

  

Sejus e SSP pedem prisão de pessoas com tornozeleira que descumprirem ordem durante o carnaval
Ilustrativa

  

Atualmente, esses indivíduos só podem ser presos com uma decisão judicial. De acordo com a SSP-PI, o intuito da medida é para que o Poder Judiciário determine que os policiais possam realizar a prisão imediata. O monitoramento é feito pela Secretaria de Justiça, que repassará a localização para Segurança para que as prisões sejam efetuadas imediatamente. 

De acordo com o secretário de Justiça, Heitor Bezerra, a polícia será imediatamente comunicada sobre monitorados que estiverem em locais e horários quem descumpram ordem judicial. “A fiscalização dos tornozelados será mais reforçada. O nosso sistema identificando a localização, horário e o descumprimento da medida judicial, encaminharemos para polícia para as devidas providências”, explicou.

  

Reunião entre as secretarias aconteceu nesta quarta-feira (01)
Divulgação

 

“Vamos junto com a secretária de Justiça encaminhar ao Poder Judiciário o pedido para que todos os tornozelados sejam proibidos de sair para as festas nas sextas, sábados e domingos, e, principalmente, que a Justiça proíba a presença de tornozelados no Corso e nas festividades do carnaval com a liberação se estiverem presentes, serem presos imediatamente por conta do descumprimento de uma ordem judicial”, disse o secretário de Segurança, Chico Lucas.

Monitoramento

O perfil do monitorado, o crime praticado e as restrições são definidos pelos magistrados, que impõem as regras de controle individualmente. Na maioria dos casos, a pessoa fica em prisão domiciliar e não pode deixar o raio da residência. Em outras situações, há permissão para trabalhar, estudar e fazer tratamentos de saúde. O trajeto e permanência nesses locais são permitidos em horários e dias específicos, com comprovação e acompanhamento. Todos os passos são registrados por coordenadas georreferenciadas, até mesmo a velocidade do deslocamento, o sentido da via e por quanto tempo a pessoa ficou em determinado lugar.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado