Após jovem em surto psicótico ser morto por leoa em zoológico, deputado propõe criação de Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia no Piauí - Política
POLÍTICA E SAÚDE

Após jovem em surto psicótico ser morto por leoa em zoológico, deputado propõe criação de Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia no Piauí

Proposta busca fortalecer ações de prevenção, inclusão e tratamento especializado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A morte de um jovem esquizofrênico na Paraíba, ocorrida após ele invadir a jaula de uma leoa durante um surto psicótico, levou o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) a apresentar na Assembleia Legislativa do Piauí um projeto de lei que cria a Rede Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Esquizofrenia. A proposta foi lida na sessão plenária desta quarta-feira (03) e busca fortalecer ações de prevenção, inclusão e tratamento especializado.

Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou que o episódio ocorrido na Paraíba expõe a necessidade urgente de políticas públicas mais estruturadas para pessoas com transtornos mentais graves.

  

Após jovem em surto psicótico ser morto por leoa em zoológico, deputado propõe criação de Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia no Piauí
Reprodução

   

“O episódio evidenciou como a ausência de tratamento adequado, apoio familiar, orientação social e acompanhamento terapêutico pode resultar em situações de extremo risco para o próprio indivíduo e para terceiros. Situações como essa reforçam que a esquizofrenia não pode continuar relegada à marginalização ou ao mero improviso assistencial”, afirmou Gessivaldo Isaías.

A Rede Estadual, segundo o texto, deverá implementar ações de conscientização sobre a esquizofrenia, incentivar políticas de inclusão no mercado de trabalho e garantir o acesso a serviços especializados de urgência e emergência. O deputado também propõe o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), considerada fundamental para consolidar a oferta de cuidado contínuo e qualificado.

Salas Lilás

Além dessa iniciativa voltada à saúde mental, Gessivaldo Isaías apresentou outro projeto que estabelece diretrizes para criação, implantação e funcionamento das Salas Lilás em hospitais públicos e privados do Piauí. Esses espaços são destinados ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo acolhimento especializado em ambiente protegido.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado