📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A morte de um jovem esquizofrênico na Paraíba, ocorrida após ele invadir a jaula de uma leoa durante um surto psicótico, levou o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) a apresentar na Assembleia Legislativa do Piauí um projeto de lei que cria a Rede Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Esquizofrenia. A proposta foi lida na sessão plenária desta quarta-feira (03) e busca fortalecer ações de prevenção, inclusão e tratamento especializado.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou que o episódio ocorrido na Paraíba expõe a necessidade urgente de políticas públicas mais estruturadas para pessoas com transtornos mentais graves.

“O episódio evidenciou como a ausência de tratamento adequado, apoio familiar, orientação social e acompanhamento terapêutico pode resultar em situações de extremo risco para o próprio indivíduo e para terceiros. Situações como essa reforçam que a esquizofrenia não pode continuar relegada à marginalização ou ao mero improviso assistencial”, afirmou Gessivaldo Isaías.
A Rede Estadual, segundo o texto, deverá implementar ações de conscientização sobre a esquizofrenia, incentivar políticas de inclusão no mercado de trabalho e garantir o acesso a serviços especializados de urgência e emergência. O deputado também propõe o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), considerada fundamental para consolidar a oferta de cuidado contínuo e qualificado.
Salas Lilás
Além dessa iniciativa voltada à saúde mental, Gessivaldo Isaías apresentou outro projeto que estabelece diretrizes para criação, implantação e funcionamento das Salas Lilás em hospitais públicos e privados do Piauí. Esses espaços são destinados ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo acolhimento especializado em ambiente protegido.
Fonte: Portal A10+