Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados em respeito à crenças religiosas - Política
EM TERESINA

Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados em respeito à crenças religiosas

Projeto é de autoria do vereador Dudu Borges


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em segunda votação, nesta terça-feira (23), projeto de lei de autoria do vereador Dudu Borges, que dispõe sobre o exercício da liberdade de crença no período de realização de provas de concursos públicos e processo seletivos para provimento de cargos, empregos, ou funções públicas no âmbito do município de Teresina.

O projeto propõe que as provas sejam realizadas preferencialmente aos domingos ou até as 18hrs de sexta-feira, em respeito às crenças ou convicções religiosa dos candidatos, com observância dos respectivos dias de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias religiosas.

  

Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados em respeito à crenças religiosas
 

  

“A liberdade religiosa é um direito assegurado pela constituição, mas as pessoas que precisam cumprir com deveres religiosos ficam excluídas dos concursos. Os sabatistas, por exemplo, guardam o sábado para manifestações religiosas, portanto não têm acesso às provas realizadas neste dia. O objetivo é que as provas e testes sejam realizados em dias em que a concorrência sirva para todos e ninguém seja excluído. É uma justa correção”, explicou o vereador Dudu.

Quando inviável a promoção de certame em conformidade com os dias  fixados, a entidade organizadora poderá realizar no sábado, contanto que permita ao candidato alegar motivo de crença religiosa, sendo possível realizar a prova após 18h horas do mesmo dia.

A permissão deverá ser precedida de requerimento assinado pelo interessado e dirigido à entidade organizadora, contendo declaração do ministro ou congregação religiosa a que pertence com firma reconhecida.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado