Candidato em 2026 é Lula e meu nome está à disposição para Senado, diz Rui Costa - Política
POLÍTICA

Candidato em 2026 é Lula e meu nome está à disposição para Senado, diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil argumentou que dados e números da atual gestão são melhores do que mandatos passados


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (31) que o candidato do PT à Presidência da República nas eleições de 2026 é Luiz Inácio Lula da Silva. O responsável por articular as políticas do governo ainda confirmou que seu nome está à disposição do partido para eventual candidatura ao Senado pela Bahia.

“O candidato à presidência em 2026 se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Estou trabalhando 14, 16, 18 horas por dia para fazer as entregas e, graças a Deus, hoje eu posso ir para qualquer debate, o presidente pode ir para qualquer debate e comparar qualquer áreas do governo, todas, sem exceção, com os períodos recentes do Brasil e os números são muito superiores”, disse Costa. “Acho que o povo entende que, mais do que discurso, é comparar dados, comparar entregas”, completou.

  
Lula é candidato em 2026, diz Costa
José Cruz/ Agência Brasil
 
 
 

As declarações foram dadas durante conversa com jornalistas, em Salvador (BA). Na ocasião, Costa foi questionado sobre disputar uma vaga no Senado. “Ainda está longe, mas a princípio o meu nome está disponível para ser senador ano que vem”, destacou o ministro da Casa Civil, que já foi governador da Bahia.

Em julho do ano passado, Lula afirmou que pode ser candidato nas eleições de 2026, quando estará com 81 anos. O chefe do Executivo admitiu que o debate sobre uma eventual reeleição é “complicado”, mas não descartou o desejo de participar da corrida eleitoral novamente, “se estiver com saúde”. Seria a sétima eleição presidencial de Lula — ele se elegeu deputado federal em 1986 e disputou os pleitos gerais de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022.

Ao ser questionado sobre eventual disputa por um quarto mandato, o presidente afirmou não saber ainda a resposta. “A reeleição é uma coisa mais complicada, porque uma pessoa pode mentir para todo mundo, mas não pode mentir para si mesmo. A única possibilidade que eu tenho dito de voltar a concorrer a uma eleição é se ficar claro que a extrema-direita pode querer voltar neste país. E aí, sinceramente, se eu tiver com saúde, eu não vou deixar”, declarou na ocasião.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado