Conselheiro Kennedy Barros toma posse como novo presidente do TCE-PI - Política
POSSE

Conselheiro Kennedy Barros toma posse como novo presidente do TCE-PI

Em discurso, ele reforçou seu compromisso com o TCE e parabenizou a conselheira Lilian Martins pelo trabalho durante sua gestão


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O conselheiro Kennedy Barros tomou posse em Sessão Especial nesta sexta-feira (16) como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) para o biênio 2023-2024. Em seu discurso ele parabenizou a conselheira Lilian Martins por sua gestão. 

No discurso, Kennedy, que assume a presidência pela segunda vez, elencou que recebe o Tribunal bem organizado administrativamente e disse que os méritos são da gestão da presidente Lilian Martins e que agora os desafios são outros.

  

Kennedy Barros toma posse como presidente do Tribunal de Contas do Piauí
Divulgação

  

“Os desafios de agora são outros, metarmofoseados, mas nem por isso menores. O maior desafio não só do nosso, mas dos Tribunais de Contas do Brasil, não tenho dúvida, é o de nos concentrar na avaliação das políticas públicas, assegurando que elas atinjam os seus objetivos e garantindo – isso o mais importante- a melhoria da vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam dos governos”, destacou. 

Ele também reforçou seu compromisso com o TCE Piauí e defendeu a independência do órgão. 

“Renovo aqui o compromisso, que não é só meu, mas dos meus antecessores, dos meus pares e dos servidores, no sentido de seguir as diretrizes da Atricon, que se constitui em farol para todos os Tribunais. Na mesma esteira da Atricon, defendemos um conselho nacional dos Tribunais de Contas; pugnamos por uma lei processual nacional, que uniformize institutos e procedimentos; sustentamos a independência da auditoria, praticada aqui no Piauí desde sempre”, frisou.

A conselheira Lilian Martins, que está deixando a presidência, destacou que sua gestão trabalhou na inclusão das políticas públicas dentro do TCE e atribuiu aos servidores e colaboradores o bom desempenho de sua gestão.

“Os Tribunais de Contas como instituições de Estado em uma tendência mais moderna, começaram a demandar o trabalho de alavancar as políticas públicas, fazendo a sua avaliação dentro da nossa competência constitucional demos um pontapé inicial, tentando inclusive dividir essa tarefa com a sociedade. Quis e lutei muito para que todo o Tribunal, mesmo timidamente, se engajasse nessa epopeia cidadã. Conformidade só não basta mais. Nunca foi ou é o caso de decidir ou de realizar as políticas públicas”, disse.

  

Kennedy Barros toma posse como presidente do Tribunal de Contas do Piauí
Divulgação

  

O governador eleito Rafael Fonteles (PT) também esteve presente na solenidade e comentou que na sua gestão vai continuar mantendo a postura de diálogo e harmonia entre os poderes. 

"Continuar com essa postura de muito diálogo, os poderes são independentes, mas são harmônicos, é exatamente o diálogo que gera essa harmonia e que a sociedade espera de todos nós, homens e mulheres públicos é exatamente essa disposição pra juntos resolver os problemas que atinge o nosso povo, cada um com a sua missão constitucional, mas obviamente que sempre há intercessão. Importante essa postura de muita diálogo, muita harmonia e é isso que nós vamos procurar fazer nessa próxima gestão minha como Governador e tenho certeza que é a mesma postura do presidente Kenedy", disse Fonteles.

  
Conselheira Lilian Martins deixa o cargo de presidente do TCE-PI
Divulgação
 
 
 
Durante a solenidade também foram empossados o vice-presidente do Tribunal, conselheira Waltânia Alvarenga, e os demais integrantes da diretoria: conselheiro Abelardo Vilanova na Corregedoria-Geral; conselheiro Olavo Rebelo na Controladoria; e conselheiro Kléber Eulálio na Ouvidoria.

Sobre

O conselheiro Kenedy Barros é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Graduado em Direito pela mesma Universidade. Atualmente faz mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu a advocacia no período de 1988 a 2002.  Foi Chefe de Gabinete, Assessor Técnico e Assessor Legislativo Especializado da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Foi Deputado Estadual no período de 1º de fevereiro de 1995 a 31 de janeiro de 1999.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado