Eleição antecipada para presidência da Alepi pode ser anulada após decisão do STF; entenda - Política
POLÍTICA

Eleição antecipada para presidência da Alepi pode ser anulada após decisão do STF; entenda

Casa pode seguir determinação do Supremo que votará pela anulação ou não de eleição antecipada no Tocantins


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), comentou nesta segunda-feira (29) sobre a possibilidade de uma anulação na votação que determinou antecipadamente que Severo Eulálio, do MDB, assumirá a presidência da Casa Legislativa no segundo biênio 2025-2026. Segundo Franzé, a decisão da Alepi é baseada na determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisará a legalidade da eleição antecipada que aconteceu em Tocantins.

A Assembleia Legislativa do Tocantins também já definiu o presidente da Casa no biênio 25/26. O presidente contou que, caso anulado em Tocantins, o Piauí também seguirá a decisão do Supremo.

  

Franzé Silva, presidente da Alepi 
Jade Araújo / A10+

   

“Houve uma decisão [sobre Tocantins] monocrática do ministro Dias Toffoli que entrará em pauta. Havendo a votação no pleno e se for pela anulação em Tocantins, como no Piauí foi uma coisa semelhante, nós iremos através de um ato da mesa levar a plenário a anulação da votação que foi realizada para o segundo biênio do Piauí. Então é um caso similar e a Assembleia Legislativa do Piauí não ficará na ilegalidade. Se houver a decisão de anulação em Tocantins nós iremos anular aqui também no Piauí”, explicou Franzé à imprensa. 

A votação em pleno para decidir pela anulação ou não da eleição antecipada de Tocantins acontecerá em junho desse ano. No Piauí, a solenidade que determinou Franzé como presidente da Alepi para o biênio 2023/2024 e Severo Eulálio para o biênio 2025-2026 aconteceu no dia 01 de fevereiro desse ano.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado