Em meio à crise, Sintetro afirma que vai protocolar pedido de impeachment do prefeito Dr. Pessoa - Política
POLÍTICA

Em meio à crise, Sintetro afirma que vai protocolar pedido de impeachment do prefeito Dr. Pessoa

Gestão enfrenta graves denúncias sobre supostas irregularidades; sindicato vai reunir assinaturas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h05)

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), lideranças comunitárias e movimentos estudantis estão se mobilizando para protocolar um pedido de impeachment contra o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A ação foi desencadeada após as denúncias feitas pelo vice-prefeito Robert Rios.

Mais cedo, o vice-prefeito apresentou um relatório apontando atos ilícitos ocorridos na Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante a gestão de Gilberto Albuquerque. Rios afirma que no relatório R$ 84 milhões teriam sido utilizados sem empenho. Outra afirmação é que a prefeitura vem sendo comandada por familiares do prefeito.

  

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina
Jade Araújo / A10+

   

Ao A10+, o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, comentou que a iniciativa de protocolar a ação foi em decorrência do impasse do transporte público e de outros problemas que a cidade vem apresentando como educação e saúde. Recentemente, um projeto apresentado pela prefeitura de gratuidade nos ônibus tem provocado incertezas, principalmente com o risco de demissão de cobradores.

"A gente vai atrás disso, vamos protocolar no MP e também atrás desses seguimento em relação ao seguimento que foi falado pelo Robert Rios do TCE. Na realidade a gente queria que ele resolvesse a situação do transporte público, a gente não tá vendo nenhum interesse do prefeito em fazer isso. É inadmissível o que foi apresentado para nós. Aí a gente também vai aproveitar porque tem a questão da educação, da saúde e principalmente o transporte público", declarou.

Antônio explicou que, inicialmente, o sindicato protocolou um pedido de representação na OAB para dar seguimento ao pedido de impeachment. Os órgãos também devem se reunir com lideranças com a CUT, CTB e os movimentos estudantis e se mobilizarem para colher assinaturas da população.

  

Motoristas e cobradores fazem protesto contra ameaça de demissão em Teresina
Bruna Leão / TV Antena 10

   

"Estamos colhendo assinaturas da população, já temos bastante e queremos o maior número possível. Para levar o pedido junto com as assinaturas. Hoje fomos protocolar um documento na OAB, para que eles nos acompanhem nessa ação. Queremos protocolar o pedido o mais rápido possível", completou o presidente do Sintetro ao A10+. 

Após a apresentação das denúncias, Robert Rios se reuniu a portas fechadas com vereadores da capital para uma auditoria. Os parlamentares vão instalar uma comissão para analisar a documentação apresentada pelo vice e em seguida apresentar à Procuradoria da Câmara.

  

Robert Rios, vice-prefeito de Teresina
Jade Araujo / Portal A10+

   

"Recebemos o documento, agora vamos analisar, encaminhar aos setores competentes dessa Casa, para que possamos analisar. O vice-prefeito manteve a mesma fala, como ele mesmo disse está apresentando indícios, materialidade, mas se precisa analisar. É muito prematuro falar em qualquer passo (impeachment)", relatou o presidente da Câmara, Enzo Samuel, à TV Antena 10. 

Entenda o processo de impeachment

O cientista Ivan Machado explicou ao A10+ que impeachment não é tão simples como parece. Segundo ele, o processo não acontece simplesmente porque foi protocolado; existe uma série de fatores para que ele possa ser aceito pela Câmara Municipal.

“O impeachment ele não aparece simplesmente por aparecer. Ele é um processo bastante complicado e complexo, porque ele não depende simplesmente de ser protocolado e que ele vá pra frente. É esperado o quê? Que o próprio prefeito que é ali a quem está sofrendo o impeachment tenha umas relações não tão boas, não tão legais com o legislativo e também uma certa pressão da população contra o prefeito e para que o legislativo protocole esse pedido e que ele vá pra frente. Então um cenário ideal para que o impeachment aconteça é a existência de um crime de responsabilidade mais um legislativo e executivo não tenham relações fortes suficientes”, explicou o especialista ao A10+.

  

Ivan Machado, cientista político Jade Araujo/ Portal A10+
   

Ivan relatou ainda que é necessário que as denúncias sejam bem feitas e investigadas para que o processo siga em frente. “Agora as denúncias elas precisam ser bem feitas, bem embasadas pra que esse processo possa de fato chegar até o fim. Lembrando que em municípios o prefeito ele não é afastado por noventa dias, como é o caso de um impeachment presidencial”, contou.

Mesmo anunciando seu afastamento, não se espera que Robert Rios renuncie seu cargo de vice-prefeito. Ivan Machado explicou ainda ainda se o processo for para frente e Dr. Pessoa afastado do cargo, quem assumirá a Prefeitura de Teresina é Robert Rios.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado