📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (23) que vai disputar as eleições de 2026, em busca de um quarta mandato presidencial. A declaração foi dada em Jacarta durante pronunciamento à imprensa, ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. Os presidentes assinaram diversos acordos e firmaram parcerias estratégicas. E Subianto disse admirar os programas de Lula para o povo brasileiro.

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula. “Estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições”, completou.
O presidente brasileiro ainda terá reuniões com empresários locais e assinaturas de acordos comerciais bilaterais, durante o Fórum Econômico Brasil-Indonésia. “É com muita alegria que estou aqui, com muita esperança e muita disposição, para trabalhar para que a relação Indonésia-Brasil seja uma relação cada vez mais produtiva, mais rentável para nossos povos”, afirmou Lula.
Críticas a Trump
Durante seu discurso, o presidente brasileiro criticou medidas comerciais protecionistas e defendeu que os países possam realizar transações comerciais sem utilizar o Dólar como moeda de referência, mas sem fazer referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo. Nós queremos crescer, gerar empregos. Emprego de qualidade, porque é para isso que nós fomos eleitos para representar o nosso povo”, disse Lula.
O presidente brasileiro tem um encontro com Trump no próximo domingo (26), para discutir o tarifaço e as relações entre Brasil e Estados Unidos. Uma das medidas que Trump tem criticado na relação com o Brasil é justamente a ideia de uma nova moeda para transações comerciais, proposta em diálogos dos Brics – bloco comercial que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros países associados mais recentemente.
Lula voltou a defender a possibilidade de transações em moedas próprias, mas sem mencionar o Dólar. “Tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar. O Século XXI exige que tenhamos a coragem que não tivemos no Século XX. Exige que a gente mude alguma forma de agirmos comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém”
Lula está em visita de Estado a Indonésia e de lá segue para Kuala Lampur, na Malásia, para participar da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Lula deve voltar ao Brasil na próxima terça-feira (28).
Fonte: Portal Brasil de Fato