📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os preços da soja registraram alta na última semana devido à retração dos produtores nas negociações. Dados divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo) apontam que o aumento da competitividade do grão brasileiro no mercado internacional se deve pela valorização do dólar frente ao real — beneficiando o produto nacional em relação ao americano.
A imposição de tarifas americanas à China devem ampliar as exportações brasileiras ao país asiático. Os pesquisadores do órgão também apontam que a guerra tarifária pressionou as cotações futuras da soja nos EUA, o que acabou por limitar parte dos ganhos no Brasil.
Já para o próximo ciclo da cultura, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) projeta um aumento de 3,6% na área cultivada, totalizando 49,07 milhões de hectares, avanço que ocorre principalmente pela substituição de áreas de arroz por soja. É esperado que a produção brasileira atinja um recorde de 177,6 milhões de toneladas, consolidando o país como líder global na oferta do grão.
Fonte: R7