📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Um homem identificado como Euton Marcos Santos Lira foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a 80 anos de prisão por quatro crimes de homicídio duplamente qualificados contra as vítimas Luiz Pedro Dalcin, Gustavo Dalcin, Luiz Antônio Dalcin e Leonilton Sousa da Silva. A chacina aconteceu em abril de 2023, no município de Baixa Grande do Ribeiro, localizado no sul do Piauí. Foram mortos Pai, dois filhos e um funcionário.
As vítimas, um pai e dois filhos, naturais do Rio Grande do Sul, e um funcionário da família, natural de Balsas, no Maranhão, foram assassinadas a tiros dentro da residência onde viviam. De acordo com as investigações, os acusados invadiram a casa encapuzados e cometeram os crimes sem oferecer qualquer chance de defesa às vítimas.
Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), as apurações apontaram que a motivação estaria relacionada a disputas por terras, uma vez que a região é uma das principais produtoras de soja do Piauí. Além de Euton Marcos, também foram denunciados Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho, que ainda serão julgados. O quarto acusado, Velton Avelino de Sousa, faleceu pouco tempo após o crime.
O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca de Ribeiro Gonçalves e foi presidido pelo magistrado Robledo Moraes Peres de Almeida. O Conselho de Sentença reconheceu a prática dos homicídios qualificados por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.
Entenda o caso
O crime ocorreu no dia 23 de abril de 2023. Os homens foram assassinados no terraço da residência e foram identificadas como:
- Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos (pai)
- Luíz Antônio Dalcin, de 34 anos (filho)
- Gustavo Dalcin, de 36 anos (filho)
- Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos (funcionário das vítimas)
Jhon Lennon chegou a ser detido, em 04 de maio de 2023, no Distrito Federal, porém a Polícia Civil solicitou a prorrogação da prisão temporária dentro do prazo legal, que foi deferida, entretanto, o preso não foi intimado da decisão que prorrogou a prisão, ocasião em que foi colocado em liberdade.
Além dele, a polícia indiciou Velton Avelino de Sousa e Euton Marcos Santos Lira e Lúcio Batista Fialho por homicídio qualificado. De acordo com a polícia, o mandante, Jhon Lennon, teria participado do crime dirigindo o carro; já os comparsas teriam executado as quatro vítimas.
No dia 7 de julho do mesmo ano ele foi recapturado em São Luís, no Maranhão.
Matérias relacionadas
- Chacina no Piauí: quatro homens são assassinados dentro de residência
- Saiba quem são as vítimas de chacina em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí
- Polícia prende homem apontado como um dos autores de chacina em Baixa Grande do Ribeiro-PI
- Saiba quem são os envolvidos em chacina no Piauí; crime teria sido motivado por vingança
- Acusado de ser o mandante e executor dos assassinatos em Baixa Grande do Ribeiro é preso no DF
- Criminosos que participaram de chacina em Baixa Grande do Ribeiro-PI são indiciados
- Polícia recaptura Jhon Lennon, mandante de chacina que terminou com 4 mortos no Piauí
Fonte: Portal A10+