Governador anuncia criação de áreas integradas de segurança para todo o Piauí - Política
SEGURANÇA

Governador anuncia criação de áreas integradas de segurança para todo o Piauí

A medida já é adotada em quase todos os Estados e possibilita o compartilhamento de informações e acompanhamento de indicadores


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles (PT) assinou, nesta quarta-feira (10), o Decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e das áreas integradas de Segurança Pública (AISP) para integrar as forças de segurança no combate à criminalidade em todo o Piauí.

As Aisps têm como objetivo delimitar geograficamente as áreas em que as polícias atuarão, cada unidade vai contar com uma Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia regional e um Conselho territorial de segurança. Para o governador, a ação foi planejada por meio de estudos e além de ser destinada às forças policias, também será integrada com o investimento social.

  

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto nesta quarta-feira Jade Araújo / A10+
   

"Integração entre as forças policias, com outros poderes, especialmente o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Investimento forte em dados, em pesquisa, em tecnologia pra gente ter mais eficiência no combate à criminalidade ouvindo a comunidade e também essa cooperação com as universidades e logicamente o investimento social, a educação de tempo integral, a educação profissional, investimento em cultura, esporte e lazer. Estamos atuando em várias frentes para reduzir esse problema complexo", declarou. 

Fonteles destacou que o conselho territorial será formado por líderes comunitários, que devem ajudar a polícia a detectar os problemas de segurança nos bairros. "O problema da segurança pública é um algo que está nas comunidades... não vamos conseguir resolver o problema estando distante delas. Por isso, em todas as áreas terá um conselho territorial formado por movimentos comunitários pra essa integração com a polícia e saber detectar os problemas de segurança em cada bairro e região", completou. 

De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais tanto em Teresina como em outras regiões do Piauí. Segundo ele, serão 10 novas unidades na capital, 4 na região metropolitana e 17 no interior.

  

O governo anunciou a criação da AIP Jade Araújo / A10+
   

“Cada zona de Teresina vai ter dois batalhões com duas delegacias seccionais onde nós vamos definir índices de produtividade que serão importantes tanto pra os policiais como também pra que a população possa cobrar. E o principal, nós vamos criar conselhos territoriais de segurança pública. Serão 31 [unidades], dez em Teresina, quatro na região metropolitana e dezessete no interior. Então nós vamos ter um conselho territorial, vamos ter um delegado responsável, a gente vai ter esses números à disposição da imprensa, da sociedade e os conselhos vão fiscalizar o trabalho dos policiais”, explicou.

Com a integração e divisão territorial o trabalho deve garantir a eficiência no atendimento ao cidadão. Segundo o delegado Luccy Keiko, através do estudo que resultou na criação da Aisps, a desorganização administrativa será superada e a política vai possibilitar ao servidor ter um trabalho efetivo no combate ao crime.

  

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto nesta quarta-feira Jade Araújo / A10+
   

"Os batalhões da PM e GPM's estão tendo uma correspondência em áreas territoriais e essa desorganização administrativa repercute na atividade física e foi justamente isso que conseguimos resolver agora, depois de muito estudo, muito debate conseguimos delimitar as áreas. É uma política muito boa, tanto no sentindo de organizar a SSP na questão territorial, como estimular o servidor e ter um trabalho efetivo que venha reduzir os índices de criminalidade", detalhou o delegado. 

DATASSP

O Dr. Evandro Alberto, reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), falou ainda sobre o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública e as universidades públicas do Piauí. Com a parceria, será possível desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes através do uso da inteligência artificial e de modelos estatísticos, dando maior eficácia às políticas públicas.

"É uma missão de poder contribuir com a ciência, com a pesquisa, contribuindo através de toda a expertise, como por exemplo inteligência artificial, modelos matemáticos que vão contribuir principalmente com essa política de segurança pública. Então, a missão é essa, é trazer os pesquisadores, trazer as universidades nesse conjunto, a Universidade Federal, o IFPI e UESPI para poder trabalhar integrado no DataSSP da Secretaria de Segurança Pública”, falou o reitor.

  

As medidas impactarão a integração e o uso de tecnologias pelas Forças de Segurança Pública do Piauí Jade Araújo / A10+
   

O secretário Chico Lucas também esclareceu que serão investidos cerca de R$ 5 milhões nesse projeto conjunto entre a SSP-PI e universidades. “Nós vamos colocar aí um orçamento da ordem de R$ 5 milhões, esse orçamento vai ficar à disposição dos projetos, pra de área de estatística, de pesquisa, nós vamos ter na área de assistência social, nós vamos ter na área de humanas, na área de exatas. São instrumentos pra que a gente possa pegar os estudantes e pensem soluções locais”, disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado