Políticos piauienses embarcam com presidente Lula para compromisso na China; veja quem são - Política
POLÍTICA

Políticos piauienses embarcam com presidente Lula para compromisso na China; veja quem são

Petista viajou também com mais sete ministros nesta terça-feira (11)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h02)

O deputado federal Júlio Cesar e a senadora Jussara Lima embarcaram na manhã desta terça-feira (11) para a China onde cumprem agenda junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo viajou às 7h e segundo a programação do Palácio do Planalto, o voo terá duas escalas, em Lisboa e Abu Dhabi, e Lula chega à China na quarta (12).

  

Lula embarcou para China nesta terça-feira (11) Ricardo Stuckert / PR

   

O presidente também viajou ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Essa é a terceira viagem oficial de Lula à China como presidente da República. Durante a passagem pela nação asiática, o chefe do Executivo deve assinar ao menos 20 acordos bilaterais. Um dos tratados que serão firmados com a China vai permitir a construção e o lançamento de um novo satélite para monitoramento ambiental de todo o território brasileiro, inclusive da floresta amazônica. Segundo o governo federal, o diferencial do novo modelo é uma tecnologia que permite o monitoramento de biomas mesmo com nuvens.

Além disso, o Executivo espera assinar um acordo de certificação digital com o governo chinês. O objetivo é tornar o trâmite de produtos entre os dois países mais rápido e confiável e diminuir a burocracia para os exportadores brasileiros.

A viagem de Lula para a China vai durar até o fim desta semana. A primeira agenda do presidente será em Xangai, na manhã de quinta (13), onde ele vai participar da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco de fomento dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ainda em Xangai, Lula vai encontrar empresários e, à noite, viaja para Pequim. Na sexta (14) pela manhã, ele vai se encontrar com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. À tarde, o presidente brasileiro vai conversar com lideranças sindicais, terá uma reunião com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e será recebido em cerimônia oficial pelo presidente Xi Jinping.

Fonte: Portal A10+ com informações de R7


Dê sua opinião:

Fique conectado