Regina Sousa faz balanço da gestão como governadora e comenta indicação ao TCE-PI - Política
POLÍTICA

Regina Sousa faz balanço da gestão como governadora e comenta indicação ao TCE-PI

Em coletiva, petista falou sobre as principais obras realizadas durante nove meses de mandato


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em seus últimos dias como governadora do Piauí, Regina Sousa (PT) fez um balanço de seus nove meses de gestão e destacou os principais avanços nas áreas da saúde, infraestrutura e saneamento, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (28) no Palácio de Karnak, em Teresina. Na ocasião, a petista também falou sobre a indicação do governo para o TCE-PI (Veja ao final desta reportagem). 

De acordo com Regina sua gestão nas áreas de saneamento e demarcação de terras são projetos que ela destaca com orgulho. Segundo a governadora, foram entregues neste ano 13 mil títulos de terras em todo o Piauí e a lei de saneamento que deve eliminar lixões até o começo do semestre.

  

Regina Sousa, governadora do Piauí Rayanna Mousinho / TV Antena 10

   

"A lei do saneamento básico do estado, que estava engavetada, eu botei um grupo de trabalho na vice e agente conseguiu fazer a lei do saneamento, nasceu na vice e foi para a Assembleia e foi aprovada. A lei da regularização fundiária nasceu também da vice governadoria, a lei que fez 'fluir' a reforma agrária desse estado… Coisas que me dão orgulho, foi na vice governadoria que nasceu a discussão de resíduos sólidos, vamos eliminar vários lixões ainda no começo desse primeiro semestre. Também distribuímos 13 mil títulos de terras, então me sinto satisfeita com o que fiz", declarou.

Na área da saúde a gestora citou o trabalho de implementação da telemedicina e a rede de cuidado do AVC e infarto do miocárdio.

"Saúde tem problema de todo tamanho, mas eu estou deixando uma coisa que nem eu sabia a dimensão, porque eu autorizei e fiz funcionar a rede do AVC e Infarto do Miocárdio. Tem uma rede funcionando e muitas vidas foram salvas por conta dessa rede, ela não tá pronta, mas a primeira coisa é o remédio, que se a pessoa tomar até 3 horas depois pode salvar e não ter sequelas… A primeira ação é o remédio que a gente coloca em todos os polos, segundo ele tem a telemedicina orientando o que fazer", disse.

A governadora também falou sobre os principais projetos que pretende focar quando assumir o comando da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc). Entre os principais projetos estão a intensificação de ações de moradia social, o incentivo à cultura e combate a violência de gênero. Ela também destacou que poderiam ter feito mais.

"Na secretaria da área a gente pretende fazer a prevenção [do feminicídio], embora tenha uma secretaria específica de relação com os direitos humanos… O principal programa é a moradia social. Tivemos [muitas obras entregues], não vou dizer um percentual, mas concluímos muitas obras. No período eleitoral eu deixei de entregar muitos títulos porque não podia, porque era doação e era abuso de poder. Tem muitos títulos de terra, cerca de 2 mil", contou.

Indicação ao TCE

Sousa também comentou a indicação da deputada Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) com o pedido de aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo anunciado ontem (27). A governadora não confirmou, mas disse que a deputada é bom nome.

"Esse assunto está na pauta há dias, mas o primeiro ato é o conselheiro renunciar/pedir a aposentadoria, depois tem que ter a vacância, a única coisa que tem é um ofício dele pedindo a aposentadoria, tem que o processo acontecer dentro do tribunal para depois o pedido chegar aqui. A Rejane é merecedora, é um nome que chegou, particularmente, nem sabia que ia acontecer no meu governo, mas vai seguir o trâmite", completou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado