📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará quase 400 atendimentos no sábado do dia 13 de setembro. A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o país, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.
Marcelo Gomes / A10+
No HU-UFPI, a previsão é de aproximadamente 400 procedimentos realizados ao longo do dia. Na área cirúrgica, estão programadas intervenções em diferentes especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e implante de marcapasso. O setor de hemodinâmica também será contemplado, com a realização de cateterismos e angioplastias.
Outro destaque são os exames especializados, entre eles histeroscopia, colposcopia, espirometria, ecocardiograma transtorácico, ultrassonografia, mamografia, exames oftalmológicos (como mapeamento de retina, retinografia colorida e tomografia de coerência óptica), além de endoscopia e colonoscopia. Também serão ofertados procedimentos ambulatoriais, contemplando desde a inserção de DIU e pequenas cirurgias voltadas à saúde da mulher até atendimentos nas áreas de bucomaxilofacial e dermatologia. Além disso, estão previstas consultas nas especialidades de endocrinologia, reumatologia, geriatria e oftalmologia.
Para o superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a população. “Esta ação é um esforço conjunto de nossos profissionais para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso mais rápido a consultas, exames e cirurgias. Além de beneficiar diretamente quem precisa do atendimento, também reforçamos nosso papel como hospital universitário, integrando assistência, ensino e pesquisa a serviço do SUS”, destacou.
Procedimentos Ebserh em Ação no HU-UFPI
Bloco Cirúrgico
Cirurgia Geral
Ginecologia
Implante de Marcapasso
Oftalmologia
Ortopedia
Hemodinâmica
Cateterismos
Angioplastias
Exames Especializados
Histeroscopias
Colposcopias
Espirometrias
Ecocardiogramas transtorácicos
Ultrassonografias
Mamografias
Mapeamentos de retina
Retinografias coloridas
Tomografias de coerência óptica
Endoscopias
Colonoscopias
Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais
Inserções de DIU
Pequenas cirurgias em saúde da mulher
Bucomaxilofacial
Dermatologia
Consultas Especializadas
Endocrinologia
Reumatologia
Geriatria
Oftalmologia
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Portal A10+